Av. Paulista, 2.202 - Cnj. 76 - Cerqueira César - São Paulo / SP
Copyright© 2019 - Agência Granza - Todos os direitos reservados
O design para criação e impressão do seu material gráfico é um processo relativamente simples para quem está de fora – e seu trabalho será basicamente entender como ele funciona e saber escolher os profissionais certos para que tudo saia como o esperado.
Para te ajudar a garantir o melhor resultado final, separamos no texto de hoje 3 dicas fundamentais de design. Com elas, será possível começar sua campanha sem risco de erros. Confira mais abaixo!
Antes das dicas que vamos dar, precisamos explicar um ponto importante do processo de impressão do seu material gráfico: o design. Embora possa parecer a parte mais simples, criar a arte é onde todos seus esforços devem ser empregados para garantir o resultado esperado.
Será o design que irá ditar as cores, a harmonia dos elementos e também adequar as imagens para o seu público-alvo. Por melhor que seja a impressão, é essencial lembrar que ela só irá refletir o que já foi previamente criado por um profissional.
Além disso, adiantamos que o trabalho produzido em uma Agência costuma ser muito menos cansativo e burocrático. Isso porque é mais fácil para esses profissionais indicarem gráficas, realizarem marcas de corte corretamente nas artes e entenderem quais os melhores tipos de impressão para o seu caso.
Dessa forma, seu trabalho passa a ser aprovar o layout e o orçamento para a produção, diminuindo o estresse do contato direto com a gráfica escolhida.
Agora que já explicamos a importância do design em si para a impressão do seu material, vamos às 3 dicas que vão te ajudar a ter o melhor resultado. Confira!
• Faça a produção inicial com um bom designer
Como já explicamos mais acima, o designer será o profissional responsável pela criação da sua arte. Será ele quem irá aplicar sua ideia e transformá-la em algo palpável e adequado para o seu público.
Vamos a um exemplo: você tem a necessidade de criar um catálogo de produtos atrativo, de qualidade e muito bem desenhado. Não será a gráfica responsável por isso e sim a Agência de Design. Em casos mais raros, as gráficas podem oferecer layouts prontos, mas que não darão o tom de exclusividade da sua peça.
Por isso, é preciso ter cuidado com o profissional escolhido para essa que é a etapa mais importante do processo de criação. Se for possível, peça para a Agência te enviar exemplos de trabalhos produzidos, para que você tenha uma ideia da qualidade de criação.
Vale a pena investir no design, afinal, você poderá precisar desse material em outros meios, como redes sociais, sites ou mesmo para divulgação online, por meio de e-mail marketing. A agência pode desdobrar a arte para cada uma dessas opções de publicidade, o que irá te poupar trabalho e gastos excessivos.
Além disso, a arte em si impacta muito no resultado final. Então, antes de procurar a melhor gráfica, garanta que você tem o melhor material.
• Peça indicações de gráficas confiáveis
O design para criação e impressão do seu material gráfico está pronto para ser produzido. Agora é o momento de encontrar a gráfica ideal, que tenha equipamentos de qualidade e que consiga te entregar o trabalho exatamente como você procura.
Na maior parte das vezes, as agências de design possuem parcerias com gráficas – sejam elas online ou não – e podem ajudar nessa indicação. Algumas, como a Granza, fazem todo o trâmite para o cliente, evitando que ele precise ir até o local e poupando o tempo de deslocamento.
Caso você não consiga pedir indicação para agências, a dica é procurar no Google as gráficas mais bem avaliadas da sua região. As que fazem todo o processo online costumam ser as mais modernas e também te poupam do tempo para realizar a negociação presencialmente.
A nossa dica é sempre procurar avaliações e descobrir se há reclamações recentes sobre as produções. Também faça questão de ler todas as informações que a gráfica te enviar, para ter certeza de que vocês entraram em um acordo sobre preços, quantidades e qualidade.
• Entenda o básico sobre impressões gráficas
Esse é um ponto importante, embora não seja obrigatório. Como explicamos se você tiver um Agência de Design trabalhando a seu favor, é possível que todos os profissionais envolvidos na criação te expliquem como funciona a impressão – sem que seja preciso conhecimento prévio da sua parte.
Porém, se não for o caso, nós indicamos que você leia nosso artigo sobre os tipos de impressão gráfica. Nele, explicamos um pouco sobre as diferenças entre eles, quais são mais caros e quais são mais indicados para cada material.
Essa é uma ideia que poucos clientes procuram pôr em prática, mas que diminuiria muito as dores de cabeça causadas por impressões errada, por exemplo. Por isso, se você puder entender o básico do que irá pedir na gráfica, as chances de ocorrer um erro diminuem bastante – especialmente se não houver uma agência envolvida para ajudar a sanar as dúvidas.
Essas foram nossas 3 dicas de design para criação e impressão do seu material gráfico. Como explicarmos ao longo do texto, é sempre interessante contar com bons profissionais, que irão fazer todo o processo de forma automática, sem que você precise se envolver em cada etapa.
Caso queira fazer um orçamento com a Granza, entre em contato e conte mais sobre o seu material. Temos experiência com todo tipo de criação para impressões gráficas.
Av. Paulista, 2.202 - Cnj. 76 - Cerqueira César - São Paulo / SP
Copyright© 2019 - Agência Granza - Todos os direitos reservados