Imagem - 3 estratégias de design para o gerenciamento por categoria no varejo

Todos os lojistas já sabem o quanto a disposição correta dos produtos é importante para que eles fiquem bem organizados e possam chamar atenção do shopper. Porém, o que poucas pessoas têm conhecimento é que existem estratégias de design para o gerenciamento por categoria no varejo capazes de mudar completamente o resultado das ações nesse setor.

No texto de hoje, separamos 3 dessas estratégias – vale a pena aplicar cada uma delas com a ajuda de um profissional da área. Confira!

Separamos 3 estratégias de design para o gerenciamento por categoria no varejo

O design é importante para diversos setores do varejo, o que inclui o gerenciamento de categorias. Confira as 3 estratégias que citaremos mais abaixo:

Coloque em prática a psicologia das cores

Uma boa estratégia de design para o gerenciamento por categoria no varejo é pensar nas cores que serão utilizadas nas prateleiras e próximo a elas. Uma excelente alternativa é utilizar banners com cores chamativas e promoções nos corredores – eles ajudam na compra por impulso e aumentam a chance de uma recompra.

Vale a pena aplicar a psicologia das cores nas vitrines para atrair novos shoppers que estejam de passagem pela frente da loja. Cores chamativas, como o vermelho ajudam a chamar a atenção, por exemplo.

Planeje o Layout

É importante pensar no layout da loja como um todo, afinal, os produtos precisam estar bem posicionados para que os compradores tenham mais facilidade em encontrar o que procuram. Alguns itens indispensáveis são os displays e os sinalizadores – é importante que eles sejam bem desenhados e alinhados com os produtos.

Outro ponto a ser considerado é a disposição dos corredores e a forma como as prateleiras estão alinhadas. O produto essencial precisa ser visualizado primeiro, assim como os produtos de compra impulsiva precisam estar próximos aos caixas, por exemplo.

Evite a poluição visual

Nossa última dica de estratégias de design para o gerenciamento por categoria no varejo é que você evite a poluição visual. Mesmo que seja importante utilizar elementos visuais, como os banners e os displays, eles devem ser equilibrados para que o cliente não fique perdido em meio à inúmeras informações.

O papel do designer nesse sentido irá ser o de ajudar a evitar o excesso e a equilibrar melhor a quantidade de elementos, assim como as cores de cada um deles.

Essas foram apenas 3 estratégias de design para o gerenciamento por categoria no varejo. Além delas, existem outros pontos que devem ser pensados na hora de aplicar os conceitos na sua loja, como sempre manter a identidade visual da sua marca, por exemplo.

Para isso, é importante que o conceito visual da empresa seja aplicado por profissionais, que irão respeitar o manual de identidade e evitar que ele seja descaracterizado.

Caso deseje ajuda para sua loja, entre em contato com a Granza e peça um orçamento grátis! Temos a solução ideal para ajudar a organizar seus produtos e prateleiras!

Granza