Imagem - 5 dicas para fazer uma boa comunicação visual

Comunicação visual é todo tipo de informação que é transmitida visualmente, através dos mais diversos elementos. Imagens, gráficos, desenhos, vídeos… Em tudo isso consiste a comunicação visual. Ou seja: é fácil perceber porque fazer uma boa comunicação visual é importante para qualquer empresa, certo? É isso que vai passar a imagem da companhia para seus clientes e até para seus funcionários!

Construir a imagem da empresa é um dos passos mais importantes para que ela cresça e se torne um sucesso, através da credibilidade e da confiança do público. Veja aqui algumas dicas de como fazer uma boa comunicação visual:

Invista em uma boa Identidade Visual

Antes de qualquer outra coisa, é essencial que a empresa possua uma identidade visual forte. A identidade visual forma toda a apresentação, é o que fixa a empresa na mente das pessoas, através do logotipo, da padronização da marca e de uma série de regras de aplicação para que ela funcione em todas as mídias.  Ela deve representar os valores e a visão da empresa, além de ser desenvolvida de forma a direcionar a marca diretamente para seu público-alvo.

Defina seu público-alvo

Se para criar uma boa identidade visual é preciso pensar no público-alvo, logicamente é preciso também identificar esse público-alvo. Toda empresa deve saber com quem está falando para fazer uma boa comunicação visual. Se a maioria dos clientes são jovens e fãs de surf, por exemplo, de nada adianta desenvolver um tipo de comunicação que só daria certo com pessoas mais velhas e fechadas. Portanto, pesquise bastante e descubra seu público-alvo antes de tomar qualquer decisão comunicacional ou de marketing.

Não exagere

Ansiosos para impactar os clientes, muitos empresários acabam exagerando na elaboração da comunicação visual. Encher as peças gráficas de elementos causa poluição visual, e espalhá-las para todos os cantos não significa que elas vão dar certo; na verdade, é mais provável que elas acabem afastando o público. A simplicidade é sempre mais ideal. Lembre-se que ser simples não significa ser pobre ou preguiçoso: significa que você está impactando da maneira certa. Conquiste as pessoas pela genialidade, e não pelo cansaço.

Utilize materiais diversos

Não adianta investir em uma única mídia quando se trata de comunicação visual. O público pode ser alcançado de diversas maneiras, é muito mais vantajoso para a empresa chegar a ele através delas do que esperar que o público chegue através de uma única mídia. Banners, cartões, embalagens, folhetos, publicidade digital e até brindes personalizados são instrumentos de divulgação. E é aí que se mostra, mais uma vez, a importância da identidade visual! Ela estará presente em cada um desses itens.

Contrate um bom profissional

Um dos grandes erros de diversos empresários ao tentar fazer uma boa comunicação visual para seus negócios é acreditar que eles conseguem fazer tudo sozinhos. A melhor opção para esse trabalho é contratar algum profissional que seja especializado nessa área. Ele saberá exatamente como criar a identidade visual da empresa, como aplicá-la nos mais diversos materiais, como atingir o público-alvo certo e como fazer tudo isso com simplicidade e genialidade. Não deixe de investir no sucesso do seu próprio negócio!

Confira este artigo sobre o que é identidade visual corporativa e saiba mais como impulsionar sua empresa através da imagem!

Granza