Imagem - 5 motivos para fazer um site para uma empresa

Neste artigo serão abordados os principais motivos para fazer um site para uma empresa.

Como a literatura sobre o assunto tem abordado de forma abundante, o site é o endereço digital de uma empresa. Ter um endereço no mundo convencional é quase o mesmo que existir. Significa poder ser encontrado por seus clientes.

No mundo virtual não é diferente. Uma empresa precisa ter um endereço para ser encontrada. As razões são muito simples: as pesquisas têm mostrado que cerca de 60% da população brasileira é usuária da internet, sendo que a maior concentração de usuários está nas faixas populacionais com maior poder de compra, que têm por hábito tomar muitas decisões com base naquilo que pesquisam no mundo virtual, quando não fazem as compras ou fecham negócios diretamente pela internet.

Em resumo, não faltam motivos para fazer um site para uma empresa, mas vamos trabalhar essa informação de uma forma mais específica oferecendo cinco razões para você fazer um site já.

1. Cartão de visita 24 horas por dia

Você já parou para analisar qual o papel do cartão de visitas?

Quando alguém dá um cartão de visita a um interlocutor, espera ser lembrado por pelo mesmo.

É possível perceber que o cartão de visita tem a logomarca da empresa e, nos casos em que há mais profissionalismo, uma preocupação com o design, respeitando a identidade visual da empresa.

O cartão de visitas traz, ainda, informações de contato, como o nome do representante, o e-mail e o telefone.

O site tem todas essas informações e muito mais, estando disponível 24 horas, em qualquer lugar, bastando para isso que o internauta tenha um dispositivo móvel com acesso à internet.

2. Fortalece a sua marca

É essencial que tenhamos o entendimento de que a marca de uma empresa é o conjunto de valores intangíveis relacionados à mesma.

Pode-se dizer da marca “x” que ela tem estilo, que é referência de qualidade, que é jovem e arrojada, que é sofisticada, etc, etc. São atributos de marca que são transferidos para os produtos.

O site é uma possibilidade de fortalecer esses valores na mente do consumidor. Basta para isso que o projeto do site esteja alinhado com esses valores. Se a marca é jovem, o design deve ser jovem, se é arrojada, o design deve ser arrojado, se é sofisticada, o conteúdo e a identidade visual devem seguir essa linha.

3. Dá confiança e credibilidade para a empresa

Como já foi dito, o site é um cartão de visitas da empresa disponível 24 horas por dia. Só que a quantidade de informações que um site pode conter é enorme, contanto, claro, que estejam bem organizadas.

O site pode dizer muito sobre a empresa, ao contar sua história, falar de seus produtos, serviços e clientes, divulgar uma política de privacidade, que é muito importante, e até oferecer serviços.

Se o cliente consulta sua empresa através do site e obtém respostas satisfatórias, isso tende a aumentar a credibilidade e a confiança na empresa.

O que aumenta a confiança em uma empresa é a qualidade do relacionamento e das experiências vividas com a marca. Se o site for capaz de proporcionar esse relacionamento e essas experiências positivas, fortalecerá o vínculo e a confiança.

4. Melhora o relacionamento com os clientes

Muito se fala no marketing de relacionamento, que é uma disciplina do marketing que tem como finalidade estreitar o vínculo entre a empresa e o cliente.

Esse vínculo vem, tradicionalmente, a partir do pós-venda, com base na capacidade que a empresa tem de compreender o cliente e desenvolver políticas de marketing de relacionamento para fidelizá-lo, para fazer com que ele continue consumindo a marca e intensifique essa relação.

A internet, através de uma disciplina chamada marketing de conteúdo, criou um formato exclusivo, a partir do qual esse relacionamento se inicia antes mesmo de ocorrer a compra, permitindo que empresa e consumidor se conheçam de forma mais completa antes do casamento.

O site é o núcleo dessa estratégia.

5. Gera leads

A forma como esse relacionamento entre a empresa e o consumidor se aprofunda é a geração de leads.

Leads são aquelas pessoas que preenchem um formulário no site através do qual permitem que a empresa possa enviar conteúdos de seu interesse, como avisos, artigos, ofertas e promoções.

Pouco explorado ainda é o poder dos leads para gerar informações de qualidade acerca das preferências do cliente e outras informações que não aparecem nos relatórios dos analytics, que também são de grande importância para ajudar a compreender o comportamento dos leads e melhorar as políticas de marketing.

De qualquer forma, transformar pessoas em leads é criar oportunidades de vendas e fechamento de negócios, sobretudo se a empresa tiver boas estratégias de marketing direto.

E as vendas?

Já que falamos em leads como penúltimo degrau para as vendas, podemos concluir chamando atenção para o fato de que o site é um vendedor em potencial. Não por acaso, as principais organizações do varejo estão na internet através de sites de compra e lojas virtuais, o que, por si só, já encerra a questão.

Depois de listar esses motivos para fazer um site para uma empresa, o que podemos afirmar é que se a sua empresa ainda não tem um site, está na hora de fazer um, porque você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócios.

Aproveite nosso texto sobre como contratar uma boa agência de design gráfico e saiba mais!

Granza