Imagem - Agência de Design ou Freelancer: qual a melhor opção?

Qualquer empresa que pretenda se destacar da concorrência hoje precisa contratar bons profissionais para trabalhar em seu design. Independente da área de atuação é necessário que o seu negócio invista na identidade visual para se comunicar com o público de modo eficiente. Um especialista será capaz de criar peças originais e que estejam alinhadas com os conceitos da sua marca. Nesse caso, o gestor tem duas possibilidades: contratar uma agência de design ou freelancer para realizar a tarefa. A seguir, apresentaremos os principais prós e contras de cada alternativa para que você escolha a melhor solução para a sua clínica.

Agência de design

Uma agência de design é a firma que dispõe de uma equipe e cada integrante ou grupo ocupa-se de um elemento específico. Enquanto um colaborar cuida da sua logomarca, outro repensa o site, por exemplo. Se a agência de design é consagrada no mercado ela agrega certo valor à sua clínica. Outro diferencial é que essas firmas contam com a estrutura para fazer todo o trabalho para você. Entre os pontos negativos é importante citar o preço do serviço e os prazos mais longos para desenvolver a sua nova identidade visual. Isso porque a agência provavelmente oferece suporte para distintos clientes ao mesmo tempo e não pode então servi-lo com exclusividade.

Freelancer

De modo geral, o freelancer cobra um valor mais acessível para o trabalho e consegue entregar o pedido em um prazo menor. Esse designer tende a atuar de maneira autônoma, podendo ser localizado mesmo fora de horário comercial em caso de urgência. Ou seja, há uma maior flexibilidade na relação entre as partes, inclusive no método de pagamento. Por normalmente possuir menos contratantes, o freelancer costuma prestar um atendimento mais personalizado. A atenção ao seu pedido é quase exclusiva, mesmo que o objetivo seja apenas alterar uma logomarca. Contudo, é possível que o freelancer dependa do auxílio de outro profissional para efetuar alguma função, o que acabar por elevar o custo o final.

Qual a melhor opção?

Existem muitas variáveis que poderiam ainda ser abordadas na comparação entre agência de design ou freelancer. No entanto, os pontos levantados acima dão uma boa perspectiva sobre cada método. É possível concluir que o tipo de trabalho a ser feito, bem como o prazo e orçamento disponíveis devem ser levados em consideração. Se a sua clínica está no começo e você não tem muito dinheiro para investir, procurar um freelancer pode ser interessante. Caso a sua clínica requeira maior disponibilidade, um profissional autônomo também é indicado. Por sua vez, se o seu projeto é extenso, associar-se a uma agência talvez seja favorável, devido aos detalhes envolvidos. Da mesma forma, se você prioriza reuniões presenciais e prefere receber nota fiscal, recomendamos que fale com uma empresa de design.

Esperamos ter esclarecido as vantagens e desvantagens de se contatar uma agência, bem como suas diferenças em contratar um freelancer. E então, qual é a melhor opção para a sua clínica: agência de design ou freelancer?

Veja por que você deve investir na identidade visual da sua empresa e saiba mais!

Granza