Imagem - Como aumentar a credibilidade de uma empresa?

O sucesso de uma empresa depende da rapidez com que ela estabelece credibilidade junto
aos seus clientes, fornecedores, investidores, colaboradores e concorrência. Com a grande
concorrência do mercado e os clientes cada vez mais exigentes, possuir uma boa reputação
é um dos maiores valores e diferenciais adquiridos por uma empresa.
Oferecer um produto ou serviço de qualidade é a base para construir uma boa reputação,
mas o desafio é ir além da obrigação de um bom produto ou serviço, para ganhar um
destaque positivo dentre a concorrência. São vários os recursos que possibilitam atingir o
patamar de excelência, mas basta uma falha em manter o padrão de satisfação dos clientes
para desequilibrar a credibilidade conquistada. Mas, então, como aumentar a credibilidade de uma empresa?

Seja sincero

Para entender como aumentar a credibilidade de uma empresa, é necessário estar atento à algumas questões e a sinceridade é considerada o segundo tributo de uma liderança de sucesso; o primeiro é a
sabedoria. Mesmo que uma boa reputação precisa ser construída unificando vários
recursos, a transparência é um dos principais.
A transparência tem uma ligação estreita com a confiança e a credibilidade, e deve ser o
principal foco para um bom relacionamento com o cliente. É preciso fazer um marketing
com informações reais e não que sirvam apenas de atrativo, o que pode gerar um efeito
oposto ao desejado.
Entregar dentro do prazo estipulado e deixar bem claros a política de preços e a origem dos
produtos são alguns dos elos mais importantes criados com o cliente. De nada adianta
supervalorizar o produto ou serviço se ele não corresponde a realidade. Se há limitações,
especifique e deixe o cliente ciente do tipo de aquisição que está realizando.

Faça boas parcerias

As parcerias com fornecedores e clientes são fundamentais para uma empresa,
especialmente as de médio e pequeno porte. Com a grande concorrência atual, que apesar
de ser saudável a ponto de tirar as empresas e profissionais da zona de conforto, há uma
grande exigência sobre qualidade e transparência do produto ou serviço oferecido.
Sempre tem alguma empresa oferecendo produtos aparentemente similares, com um preço
muito mais baixo do que a média do mercado. Dificilmente há uma preocupação com a
qualidade final do que é ofertado e sem garantias ou documentação. Dessa forma, é preciso
pesquisar bem antes de escolher os fornecedores para sua empresa, antes de fazer as
primeiras aquisições.
Pode não ter garantia de continuidade do fornecimento, as origens podem ser obscuras e o
material falho, o que impacta diretamente com o seu próprio cliente que terá um produto ou
serviço abaixo do esperado e da qualidade a qual ele já estava esperando receber.

Estabelecer confiança com os fornecedores é fundamental para conseguir os melhores
descontos e prazos de pagamento, com o devido cumprimento dos prazos. É claro que ao
fechar negócio com um determinado fornecedor, isso não significa uma parceria vitalícia e a
empresa pode e deve continuar aberta a pesquisar melhores oportunidades, mas manter
uma parceria fiel tem um retorno muito positivo para os negócios.
Mas é fato que estar associado aos fornecedores de ótima reputação no mercado ajuda a
alavancar a sua própria marca.

Foco no atendimento

O cliente vem mudando há décadas e está cada vez mais exigente com o que está
consumindo. E mais do que um bom preço, ele quer qualidade do produto e bom
atendimento. Não existe uma fórmula mágica de melhor atender o cliente, mas é preciso
conhecer atentamente seu perfil e oferecer a ele o que precisa para manter seu
relacionamento com a empresa.
Isso significa que há empresas que precisam disponibilizar linhas de telefone para um
contato imediato com o atendente, aliado a redes sociais abertas e caixa de e-mail.
Enquanto outras apenas estão à disposição por chats ou sequer disponibilizam algum tipo
de contato.
Uma empresa ganha muito quando atende bem seu cliente. E o valor a ser gasto para esse
importante investimento depende muito de como ele será feito. Mas a proposta é sempre
entregar ao cliente mais do que ele espera, demonstrando a sua importância, o que é
agregar valor ao produto adquirido.

Comunique-se!

Como já dizia o sábio Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. O que é uma
grande verdade. Tanto a comunicação interna como a externa são muito importantes para o
bom desenvolvimento da empresa e para criar elos.
Os colaboradores precisam ser ouvidos e um espaço onde as informações possam ser
lineares para todos é fundamental para tornar os processos mais práticos e fluidos. Já com
os clientes, mais do que a publicidade e propaganda, a empresa precisa estar disponível a
abrir um canal de comunicação com eles.
Hoje as redes sociais são as principais formas de comunicação entre empresa e cliente.
Através delas há inserção de conteúdos que possam ser informativos e ao mesmo tempo
atraentes, além de permanentemente manter as respostas atualizadas.

Por esse motivo, uma boa comunicação é um dos pontos mais importantes para você descobrir como aumentar a credibilidade de uma empresa.

Quer saber mais como destacar uma empresa no mercado? Confira nosso artigo sobre esse assunto!

Granza