Imagem - Como contratar uma agência de design gráfico

Para causar um impacto positivo no mercado, a empresa precisa cuidar de sua identidade visual. Como fazer isso? Contratando uma agência de design gráfico para desenvolver os projetos, desde o logotipo até o material de divulgação da empresa, é claro. Todo o trabalho do design gráfico baseia-se no conceito do negócio, missão e os valores da empresa – enfim, como a empresa deseja ser reconhecida no mercado.

A partir desse estudo, o designer gráfico constrói a identidade visual da empresa, combinando cores, tipografia, traços e imagens, como fotografia e ilustrações, inclusive em 3D ou animações, entre outros recursos que definem a personalidade da empresa. Para obter um resultado de qualidade, é importante saber como contratar uma agência de design gráfico. Veja nesse artigo algumas dicas:

Analise o portfólio

A primeira dica de como contratar uma agência de design gráfico é analisar o seu portfólio. O portfólio reúne os principais projetos desenvolvidos pela agência de design gráfico. Por isso, é muito importante analisar o portfólio da empresa antes de contratar os serviços. No portfólio, a agência mostra a qualificação técnica, o estilo de trabalho, criatividade, experiência, renome no mercado (veja os clientes atendidos). É mais fácil fazer uma escolha baseada em fatos concretos; ou seja, a tomada de decisão é mais segura a partir da análise do portfólio da agência de design gráfico.

É possível que você encontre agências novatas, que ainda não possuem um portfólio consolidado. Isto não significa incapacidade para desenvolver projetos de qualidade. Neste caso, é necessário avaliar os riscos e incertezas na contratação de uma agência que está há pouco tempo no mercado.

Veja os depoimentos de clientes

Além de analisar o portfólio da empresa, é importante conhecer a opinião dos clientes. Quando uma agência de design gráfico expõe no site os depoimentos de seus clientes, está demonstrando confiança no trabalho que realiza. Se o cliente ainda concorda com a exibição de uma foto de identificação, junto com o depoimento, melhor ainda. O nível de satisfação dos clientes deve ser considerado na hora de escolher uma agência de design gráfico.

O mesmo cuidado que se tem na hora de escolher fornecedores de matérias-primas, insumos e outros produtos que a empresa precisa para realizar suas atividades, é necessário também no momento de contratar uma agência de design gráfico.

Estude todos os serviços

Após analisar o portfólio, conhecer cases de sucesso e a opinião de clientes, avalie os serviços oferecidos pela agência de design gráfico. Obviamente, é necessário ter clareza sobre as necessidades de sua empresa, tais como desenvolvimento de logotipo, projeto gráfico para produtos editoriais como revista, catálogo e folder, ilustrações e imagens fotográficas, embalagens, sinalização, entre outros serviços importantes para compor a imagem corporativa e a identidade visual da empresa. Geralmente, ao relacionar os serviços oferecidos, as agências de design gráfico mostram a qualidade dos trabalhos em cases de sucesso.

Solicite orçamentos

Depois de pesquisar os serviços oferecidos e avaliar o portfólio de algumas agências de design gráfico, entre em contato com a empresa para solicitar orçamentos. A maioria dos sites dispõe de formulário para solicitação de orçamento. Como os projetos gráficos são customizados conforme a necessidade de cada empresa, é natural que um representante da agência entre em contato para levantar informações mais consistentes sobre as necessidades da empresa.

Como base no briefing, a agência estudará as melhores soluções e terá condições para apresentar o orçamento. O ideal é fazer orçamentos com, pelo menos, três agências de design gráfico. Com as propostas em mãos, faça uma análise comparativa para identificar o melhor custo-benefício. O preço é um item importante, porém, é fundamental avaliá-lo em conjunto com a técnica, benefícios e vantagens oferecidas pela agência de design gráfico. Afinal, é o tipo de trabalho que será necessário em diversas ocasiões.

O trabalho de uma agência de design gráfico é essencial para definir a identidade visual da empresa e todos os materiais que farão parte das ações de marketing. Entendeu como contratar uma agência de design gráfico? Gostou dessa dica? Então confira nosso texto sobre o que uma agência de design faz e tire suas dúvidas!

Granza