Imagem - Como destacar uma empresa no mercado

A competição é um dos paradigmas mais consolidados do século XXI. Empresas entram no mercado sabendo que precisam enfrentar um ambiente competitivo, onde se destacar é uma tarefa que requer foco, talento, planejamento, organização e inovação como processo contínuo.
Nesse contexto tão competitivo, como destacar uma empresa no mercado?
Buscar diferenciais competitivos se tornou parte da rotina, de tal modo que muitas empresas incentivam seus colaboradores a adotar condutas empreendedoras, sempre buscando gerar maior valor para o cliente nos bens e serviços que oferecem.
Num mundo onde a qualidade praticamente se tornou uma commodity, um pré-requisito para a sobrevivência, destacam-se as empresas que enfatizam o conhecimento do cliente, a construção de posicionamentos sólidos, marcas fortes e um mix de produtos e atendimento inovadores.

Ouça seus clientes

Aproximam-se com mais solidez do sucesso as empresas que colocam seus clientes como centro de suas políticas estratégias.
Para que isso aconteça, é preciso que conheçam aqueles para quem desenvolvem soluções. Só é possível criar as melhores soluções com conhecimento abrangente do problema.
As pessoas vivem uma rotina de expectativas e necessidades, possuem hábitos de compra, opinião e valores que a empresa precisa conhecer para poder melhor servir.
Nesse contexto, é impossível descobrir como destacar uma empresa no mercado sem ouvir os clientes.
A pesquisa de consumidor é um dos modelos tradicionais, assim como as pesquisas de satisfação e o SAC, onde a empresa pode aprender com os clientes através das críticas e sugestões.
O marketing digital vem disponibilizando canais e meios para que as interações com os clientes sejam mais completas e geradoras de informações valiosas para as empresas. O grande desafio para as empresas é aprender com essas ferramentas o que elas podem entregar em termos de conhecimento do cliente.

Traga inovação

A demanda por inovação é um desafio para os gestores, que pode parecer até opressor, já que grandes ideias não brotam do chão como mato. Não obstante, conhecer o cliente é o caminho para inovar. Saber o que o cliente pensa, entender seus valores e expectativas é o caminho não só para atendê-lo, mas para superar suas expectativas.
Inovar é oferecer experiências surpreendente aos clientes, que marquem suas vidas, que façam ele amar a empresa, se tornar fiel e ainda indicá-la.
Quando se fala em inovação as pessoas são levadas a pensar em tecnologia. Inovar tecnologicamente é importante, mas há outras formas de se diferenciar, seja criando formas de atendimento, extensões de produtos específicas para atender melhor determinados públicos e oferecer interações surpreendentes e encantadoras.

Dê personalidade à sua marca

Sobre como destacar uma empresa no mercado, uma tarefa que se impõe aos gestores é dar personalidade a uma marca.
Parte do processo é conhecer o cliente e oferecer inovação. A outra é oferecer a ele experiências memoráveis e um atendimento inesquecível.
Ficou faltando falar cobre posicionamento e comunicação. Quando uma empresa conhece o cliente e é capaz de usar esse conhecimento para surpreendê-lo positivamente, é mais fácil posicionar a marca em sua mente. O posicionamento é a forma como sua marca quer ser reconhecida por seus clientes.
Tudo começa pelo plano de comunicação, onde, a partir do posicionamento, a empresa cria um tom e um estilo da marca, que deverá estar presente em todas as interações com o cliente.
Para que isso ocorra, é essencial que seja dado o primeiro passo, que é vital para que todos os demais aconteçam satisfatoriamente. Trata-se da criação da identidade visual, cujo elemento principal é o design.
É essencial que a identidade visual seja criada por pessoas capacitadas, com forte ênfase em design, que é, antes da criação, um estudo que envolve as cores e os traços, de modo que a comunicação seja perfeita. A partir desse estudo, é criada a logomarca da empresa e as características que devem estar presentes em todos os canais de contato da empresa com seus clientes, seja a loja física, o escritório de atendimento, o site, o blog, a loja virtual ou suas páginas nas redes sociais.
O objetivo final é que a identidade visual comunica o tom e o estilo da marca, de modo a fazer com que as pessoas reconheçam sua empresa em qualquer lugar.

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