Imagem - Como escolher o logotipo certo para o seu negócio

O logotipo é um dos elementos mais importantes da criação de uma marca e faz parte da identidade visual dela. Ele será o responsável por fazer com que seus clientes possam identificar a sua empresa de forma rápida e efetiva.
É por isso que é importante saber como escolher o logotipo certo e ter em mente que ele deve ser produzido por profissionais capacitados para entender todas as etapas desse processo de criação – que é mais complexo do que muitas pessoas imaginam.
No texto de hoje, separamos alguns passos fundamentais para te ajudar nessa criação e para que o resultado final seja exatamente o que você procura. Confira!

Tenha foco na mensagem

Precisamos, antes de mais nada, pensar que a melhor forma de saber como escolher o logotipo certo para a sua empresa, é pensar em qual mensagem você quer passar. Qual o seu público? Para quem sua empresa fala e quais são os seus valores? Essas perguntas geralmente são feitas por boas agências de design, que pensam não só no visual do logotipo, mas também na mensagem que ele vai passar ao clientes e potenciais clientes daquele negócio.

Pense bem no nome

Um processo que faz parte da criação do logotipo é a criação do nome da empresa. Isso porque toda a identidade visual irá passar por ele, assim como o logo e outros detalhes, como escolha das cores, por exemplo.
Por isso, é bacana contratar também um profissional que faça o “naming”, o estudo de marketing e toda a identidade visual. Dessa forma, o resultado é muito mais preciso e direto – ele atinge em cheio o seu público.

Cores, formas e seus significados

Outra dica importante sobre como escolher o logotipo certo, é pensar nas cores, nas formas e em tudo que elas envolvem. Isso faz parte também do estudo que será feito pela agência, que irá conseguir identificar a melhor tipografia, as cores mais adequadas e todos os detalhes do logotipo.
Pense nesse processo como uma unidade, onde cada escolha pode transmitir um tipo de sentimento ou gerar uma reação dos potenciais clientes.
Por exemplo, cores mais sóbrias são mais recomendadas para empresas sérias, que têm um público mais formal. Já quem tem um público jovem, deve pensar em cores mais alegres, tipografias mais dinâmicas e formas menos robustas.
Saber a diferença dessas aplicações faz toda a diferença na hora do seu logotipo te representar da melhor forma possível.

Originalidade e simplicidade: seja você!

Por fim, nossa dica para entender como escolher o logotipo certo para sua empresa, é pensar de forma original e evitar excessos de informações, para que ele não fique poluído e cause o efeito contrário proposto, repelindo novos clientes ao invés de atraí-los.
Para que esse tipo de problema não ocorra, o principal é que ele seja produzido por profissionais de qualidade, sejam eles pertencentes a uma agência ou mesmo freelancers que sejam de alta confiança.

Gostou das nossas dicas e passos fundamentais para criar um logotipo? Se tiver dúvidas, entre em contato conosco para mais informações!

Granza