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Afinal, como prospectar novos clientes para minha empresa? Não há segredos, há trabalho… e muito trabalho. Para a prospecção de novos compradores, é necessário fazer a imagem e os objetivos da empresa chegarem a este potencial cliente. A ideia da prospecção está diretamente relacionada ao crescimento da empresa; é a definição concreta de novos rumos que a empresa deverá tomar.
Ao realizar esse processo, nota-se como tudo muda de patamar. Maior número de clientes significa maior lucro. É matemático, ciência exata. As etapas da prospecção são, portanto, o primeiro passo para subir de patamar. Ele é o estudo, a preparação e o treinamento para essa investigação no mercado.
4 etapas de como prospectar novos clientes para minha empresa
1) Estude o seu mercado
A análise do mercado coloca a empresa com os pés no chão para, assim, definir um norte. Muitas empresas têm falhado recorrentemente nesta etapa por não basear a análise do mercado em dados, números ou estudos, mas sim na concepção do líder da empresa. No mercado atual que se modela e remodela a cada segundo, este é um erro fatal.
Ter em mãos o que os dados dizem é parte importante do processo. Ter a consciência do que se está fazendo, como está sendo feito e também projetar como fazer ainda melhor. São as perspectivas que devem ditar, e estar à frente do presente é uma forma de largar na frente com grata vantagem.
2) Entenda qual o perfil ideal de seu cliente
A definição do perfil ideal de cliente (também chamado de persona) é um passo fundamental. Isso porque essa esquematização em relação ao público-alvo guiará e coordenará todas as ações de marketing a ser adotadas. Por meio desta, os processos de atração, conversão, venda e fidelidade se darão.
Para realização desta definição, é preciso realizar uma coleta de dados minuciosa, desde os dados demográficos até às preferências pessoas. Uma análise é construída e um público padrão é identificado. É ele que deverá ser atingido nas campanhas; é ele que coordenará as campanhas, por assim dizer.
3) Faça um script
O script de conversação serve como organizador de ideias e contato junto ao cliente. Ele será estruturado com o intuito de apresentar organizadamente os objetivos da empresa e as justificativas da mesma para a escolha deste potencial cliente em questão.
Os passos são bem simples e diretos de elaboração de um script, contemplando, assim, os seguintes passos:
1) Apresentação com eficácia de quem fala e da empresa;
2) Conversação educada para criação de uma sintonia com o cliente;
3) Solicitar permissão para seguir com a conversa;
4) Introduzir o assunto a ser tratado de forma resumida;
5) Aliar bom posicionamento com abordagem clara e coesa;
6) Encerramento e despedida;
4) Tenha uma apresentação comercial
Uma apresentação comercial é o passo final para a prospecção. É quando o cliente está aberto a ouvir os detalhes pormenores de sua empresa e objetivos. Ela deverá ser completa, abranger cases agradáveis à primeira vista, ser contemplada com dados e perspectivas futuras da empresa baseada em fatos estudados, jamais apenas convicções.
Dessa forma, a apresentação comercial abrange a união de todas as outras três etapas unidas na apresentação ao cliente. Por meio de justificativas sustentadas por argumentações bem realizadas, a apresentação será a forma mais direta de prospecção, bastando abranger tudo o que a empresa quer e precisa passar para o cliente.
Afinal, assim como um time de futebol profissional precisa treinar, preparar-se fisicamente e estudar seu adversário, uma empresa precisa averiguar o mercado, conhecer seus potenciais clientes e preparar-se para prospectá-los. E eis que a resposta para a pergunta inicial de “Como prospectar novos clientes para minha empresa?” estará respondida.