Imagem - Conheça a importância do logotipo para pequenos negócios

Muitas pessoas se perguntam qual a importância do logotipo para uma empresa e se ele é capaz de trazer alguma mudança significativa para a atração de novos clientes ou mesmo em relação ao aprimoramento da marca em si.
No texto de hoje, trouxemos alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de decidir se é o momento de criar um novo logotipo ou mesmo realizar um redesign do antigo. Confira mais abaixo:

Identidade

O logotipo é o que traz identidade à uma marca. Pense, por exemplo, em grandes marcas como a Coca-cola. Se o logotipo não tivesse sido bem pensado ou se não houvesse um estudo sobre essa identidade, dificilmente teríamos um resultado tão impressionante – hoje, a coca-cola é líder mundial no mercado de refrigerantes.
Por isso, se sua empresa precisa de mais identidade e ser lembrada por seus clientes, é o logotipo que será capaz de fazer isso. É importante citar que esse trabalho deve ser mais o mais profissional possível, para que a ideia central da empresa consiga ser transmitida. Vale pensar em contratar uma agência de design ou um designer de confiança.

Mensagem

Seu logotipo deve ser pensado para passar uma mensagem muito específica ao seu público-alvo. As cores, a tipografia, os símbolos… tudo deve ser alinhado com suas expectativas e com um profundo estudo sobre a sua marca.
É por esse motivo que as grandes marcas conseguem se fixar tão bem: elas são pensadas para passar a mensagem correta ao público certo.
A importância do logotipo para pequenos negócios é grande e, por isso, temos que pensar nele como mais do que um desenho aleatório. É preciso ter um briefing e uma estratégia muito bem definida para que ele realmente funcione do jeito correto.

Confiança

Além de pensarmos na importância do logotipo, também temos que lembrar de toda a identidade visual de uma empresa. Pense em uma padaria ou um e-commerce, por exemplo – o que ambos têm em comum? A necessidade de criar uma marca que passe confiança aos seus clientes e consumidores.
Por isso, além do logotipo, é válido que sua empresa pense em outros itens, como as embalagens, cartões de visita e todos os materiais de divulgação. Dessa forma, a credibilidade passada é muito mais visível e fazer de ser abraçada por seus clientes.

Aprimoramento

Outro ponto da importância do logotipo é o aprimoramento da marca. Ele irá mostrar evolução e mais profissionalismo aos clientes, além de ser excelente para passar confiança aos seus clientes.
Por isso, mesmo que você já tenha um logotipo, é muito válido pensar em modificá-lo de tempos em tempos, garantindo que ele se mantenha sempre atualizado e em dia com o que sua empresa precisa. Afinal, o design está em constante evolução e muda com o passar dos anos.
Dito isso, é válido lembrar que um bom profissional pode te ajudar muito a encontrar a melhor identidade para sua empresa e evitar que ela fique defasada em pouco tempo.

Gostou das nossas dicas sobre a importância do logotipo para uma empresa? Não deixe de nos consultar em caso de dúvidas!

Granza