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Abrir o próprio negócio é um dos sonhos mais comuns dos brasileiros, que são mais dispostos a empreender, criativos e dinâmicos que a maioria da população mundial. Afinal, não é à toa que temos hoje um número alto de novas empresas surgindo a todo instante – sem contar as pequenas e médias que já estão no mercado há alguns anos.
Porém, o medo de errar ou de perder todo o capital assombra a maioria dos aspirantes a empreendedores que, por mais ousados que sejam, ainda adiam muito o início de suas empresas devido às possíveis falhas que possam surgir no caminho. Para te ajudar nesse processo, separamos hoje 4 dicas de como fazer um negócio dar certo ou pelo menos aumentar muito as chances de isso acontecer. Confira!
Faça um bom planejamento estratégico
No caminho para descobrir como fazer um negócio dar certo, planejar é a alma do negócio. Alguns dados do Sebrae podem ajudar a corroborar esta ideia e nos ajudar a entender o motivo pelo qual tantas novas empresas quebram logo quando são iniciadas: 60% delas, especialmente as micro e pequenas empresas, não sobrevivem ao mercado por falta de conhecimento básico em planejamento.
E como planejar? É preciso entender os clientes, fornecedores, concorrentes, local de atuação e tudo mais que envolva o negócio e os possíveis percalços que possam aparecer. Cursos de finanças, entendimento sobre administração e pesquisas sobre o atual cenário da área de atuação da empresa fazem toda a diferença e podem mudar o destino dela.
Conheça o mercado e o público-alvo
O mercado e o público-alvo são aqueles que vão fazer a empresa chegar adiante e, principalmente, não precisar fechar as portas. Estudar o mercado é saber mais sobre os fornecedores, sobre seus concorrentes e seus potenciais clientes. É entender quem irá comprar de você, onde é mais fácil estar localizado e quando é o momento correto de se posicionar.
Já o seu público-alvo é para quem sua empresa irá falar e quem ajuda de fato a como fazer um negócio dar certo. Nesse momento, começamos a pensar no estudo de design, de conteúdo e de estrutura para conversar diretamente com quem importa: seus clientes.
Dê personalidade ao seu negócio
Ainda na questão do público-alvo, entramos no conceito do design e a “cara” que sua empresa precisar ter para atingi-los em cheio e para fazer um negócio dar certo. Lembre-se que seu público é aquele que mais importa e que mais precisa compreender sua mensagem. Toda sua identidade visual precisa conversar diretamente com aqueles que vão comprar seu produto ou seus serviços. Nesse momento, vale a pena dialogar bastante com os responsáveis pela sua identidade visual, para que eles possam compreender quem são os seus clientes e qual a melhor maneira de se posicionar em relação a eles.
Esteja preparado para fazer uma boa gestão
Por fim, mas não menos importante, para fazer um negócio dar certo, temos a gestão financeira e administrativa. Mais uma vez, vale a pena mencionar cursos – gratuitos ou não – que ajudem o responsável a saber como lidar com fluxos de caixa, contatos com fornecedores e administração de negócios. É importante ter em mente que uma empresa de sucesso precisa ser bem planejada e bem gerida, pois é comum que boas ideias se percam em meio à desorganização. Procure se preparar para gerir tudo que diz respeito ao seu negócio e estar por dentro de cada acontecimento dele. Mesmo que você opte por terceirizar alguns serviços, como folha de pagamento, sempre acompanhe de perto o andamento deles, para não se surpreender com uma crise inesperada.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre os maiores erros dos gerentes comerciais e saber mais sobre o assunto!