Imagem - 4 ideias de fachada para loja pequena – Dicas Granza

Escolher uma fachada para loja pequena parece ser um desafio enorme para o empreendedor que está começando agora o seu negócio. Por mais difícil que esses detalhes sejam, é importante cuidar de cada um deles – a fachada, por exemplo, é uma das responsáveis por atrair ou repetir um cliente em potencial.

No texto de hoje, trouxemos 4 ideias bacanas para colocar em prática na fachada de uma loja menor, ou seja, que tem o espaço da frente como principal desafio. Anote nossas dicas e comece hoje mesmo a mudar o visual do seu negócio! Confira o que separamos mais abaixo!

Fachada para loja pequena – O que considerar?

Antes de começar a colocar em prática as ideias de fachada para loja pequena, precisamos primeiro entender alguns conceitos básicos a respeito delas. Anote algumas dicas:

 

  • Leve em consideração o espaço disponível. Se sua loja é pequena na largura, significa que você terá que lidar com uma parede mais estreita na fachada e, por isso, deverá pensar na proporção.

 

  • Ou seja, se existe pouco espaço, não faz sentido preenchê-lo por completo, gerando uma poluição visual excessiva. Pense como o seu cliente em potencial: se ele é mais elegante, opte por uma fachada mais sutil e não grosseira.

 

  • Sempre que possível, conte com um designer ou com uma agência especializada. Eles saberão unir o seu espaço com uma ideia criativa capaz de atrair clientes e dar o resultado que você esperava.

Ideias de fachadas para loja pequena – As 4 que vão solucionar o problema de espaço!

Considerando que o espaço seja restrito, é hora de ser criativo e pensar em uma solução que seja perfeita o seu público-alvo e que chame atenção ao mesmo tempo. Separamos 4 ideias bacanas e ainda pouco exploradas nas lojas do país!

 

Ideia 1: Plaquinhas com o Logotipo

 

A primeira ideia é bem simples, porém, pouco utilizada nas lojas mais comuns do país. Você pode utilizar diversos materiais para fabricar a plaquinha, que ficará suspensa onde for mais bonito visualmente – ideias bacanas são as placas de madeiras para ambientes mais rústicos ou as de metal pintado para quem quer uma “cara” mais moderna.

Escolher a plaquinha dependerá muito da identidade visual da sua loja, mas a vantagem desse tipo de fachada é sua simplicidade e preço relativamente baixo, já que há uma série de opções para todos os bolsos.

Outra vantagem excelente é o fato de que você pode trocar a placa sempre que julgar necessário – seja porque mudou sua identidade ou porque quer celebrar alguma data comemorativa. Além disso, sobra mais espaço para vitrines e exposição de produtos.

 

Ideia 2: Fachada toda de vidro com o símbolo ou logotipo

 

Uma ideia muito elegante e bem rara de se encontrar é a fachada toda envidraçada com o logotipo ou o símbolo de forma bem discreta – sem que isso atrapalhe a vitrine e nem o entendimento de quem passa na rua. A fachada de vidro precisa ser bem reforçada e costuma ser mais viável em lojas de shopping ou de lugares com maior segurança – embora ele funcione bem também em cidades menores ou mesmo quando há possibilidade de comprar um vidro mais resistente.

Outra dica é utilizar portas de ferro por baixo do vidro – elas não interferem no visual e protegem a loja.

De qualquer forma, a fachada toda de vidro tem vantagens enormes, pois traz uma elegância e a possibilidade de caprichar no interior da loja. Porém, lembre-se de mantê-la sempre em ordem.

 

Ideia 3: Logotipo acima do toldo

 

Esse tipo de fachada para loja pequena é bem comum, porém, você pode se diferenciar fazendo um design com a cara da sua marca. Ou seja, nesse caso, o logotipo faz toda a diferença. O material utilizado varia de acordo com as possibilidades do lojista, mas a dica é evitar placas e optar por algo mais artesanal.

Para isso, é importante que a pintura por baixo do logotipo esteja em perfeito estado e sempre com a manutenção em dia – não adianta abrir a loja com uma ótima fachada e abrir mão dela depois!

Mesmo com todos esses cuidados, esse tipo de fachada costuma ser mais econômica e vale a pena caprichar no logotipo e na identidade visual para não errar e ter o melhor resultado esperado!

 

Ideia 4: Símbolo pequeno na porta

 

Por fim, uma dica de fachada para loja pequena que vai deixá-la bem singela e elegante: que tal optar pelo símbolo da sua marca – ou seja, o que “resume” o seu logotipo – de forma discreta na porta? Essa é uma versão bem mais econômica e que poderá deixar sua fachada atraente especialmente pelo mistério que causará em quem passa.

A dica é optar por uma porta lisa, que pode ser de madeira ou de outro material que combine com os seus produtos. Já o símbolo pode ser pequeno ou grande, dependendo da sua proporção no geral. Nesse caso, também vale muito a pena investir pesado na criação do seu logotipo e da sua identidade visual, pois serão eles os responsáveis pelo resultado final da sua fachada.

 

Como dica final, sugerimos sempre que você procure uma agência especializada, de preferência que tenha experiência com fachadas para loja pequena, como é o caso da Granza – assim, ela saberá como agir alinhada com os seus interesses e com o seu público-alvo.

 

Precisa de um orçamento? Fale com a gente e peça para ver nossos cases de sucesso! E não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos!

Granza