Imagem - Qual a importância do design de cardápios?

Quando vamos a um restaurante ou mesmo pesquisamos sobre ele na internet, alguns elementos chamam atenção e podem ser fundamentais para a boa imagem do local e passar a impressão de profissionalismo, limpeza e até autoridade em determinado segmento. Um deles é o cardápio, que cumpre um papel essencial nessa primeira impressão e pode fazer toda a diferença como apresentação inicial.
No artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre a importância do design de cardápios e trazer algumas dicas para que eles reflitam a imagem que o restaurante precisa.

A influência dos cardápios no consumo

A expressão “comer com os olhos” faz muito sentido quando pensamos em um cardápio. É através dele que as pessoas conseguem ter uma ideia do que esperar do restaurante, desde o profissionalismo e sua experiência no segmento, até mesmo questões como cuidado e limpeza.
A importância do design de cardápios vai muito além do visual, já que um cardápio bem feito, bonito e estruturado faz o cliente imaginar que o restaurante seja da mesma forma. Podemos dizer que ele é a “cara” que vai fazer o seu cliente sentir desejo de comer ou mesmo até desistir de ir até o local – como no caso de cardápios disponíveis na internet.
Também é importante levar em conta a experiência do consumidor, ou seja, se ele conseguirá encontrar o que deseja, se poderá ter uma prévia do que irá comer, se há cores que instiguem a fome e se o visual é “clean”, harmônico e reflete a imagem que o restaurante quer passar.
Há inúmeras pesquisas que indicam a relação do visual com o desejo de comer, por isso, é importante que o restaurante invista nesse tipo de estratégia se quiser competir com seus concorrentes mais antenados.

Qual a importância do design de cardápios?

Como falamos mais acima, o cardápio é como uma carta de apresentação do restaurante. É através dele que o cliente tem uma primeira experiência e forma suas impressões sobre o local. Se o cardápio for visualmente ruim ou mesmo pouco funcional, há o risco de o cliente não conseguir encontrar o que deseja e até se decepcionar com o estabelecimento.
Por isso, a importância do design de cardápios. Com a ajuda de profissionais, o restaurante pode ter em mãos um auxiliar na hora de conquistar novos clientes e manter os antigos. É preciso pensar nas cores certas, no espaçamento entre os itens e decidir quais serão os pratos que irão ter mais destaque.
Uma boa estratégia é utilizar fotos dos carro-chefe do restaurante, dando total destaque a eles, com fotos bem tratadas e bem posicionadas. Dessa forma, a chance de esse ser o prato escolhido é bem maior. Além disso, o cliente precisa ter uma boa experiência e se preocupar em decifrar os preços e os ingredientes não deve fazer parte disso. Procurar ter um cardápio simples e planejado de forma inteligente faz toda a diferença.

Agora que você já sabe qual a importância do design de cardápios, confira nosso artigo sobre 4 soluções de design que não podem faltar na sua empresa!

Granza