Imagem - Por que investir em embalagens sustentáveis é um bom negócio?

Investir em embalagens sustentáveis tem sido cada vez mais comuns em empresas que precisam delas em diversas etapas do seu processo de produção, como é o caso dos comércios e escritórios. Embora essa seja uma preocupação genuína em relação ao meio ambiente, muitos empresários não buscam informações nesse sentido por acharem que haverá encarecimento das suas demandas, gerando prejuízo.

Porém, a realidade é totalmente oposta a esse pensamento e as embalagens sustentáveis podem ser bem vantajosas para os mais diversos tipos de negócios. Confira mais abaixo quais são esses pontos positivos dessa mudança na forma de entregar seus produtos!

 

Investir em embalagens sustentáveis – A transição é cara?

 

Antes de trazermos algumas vantagens de investir em embalagens sustentáveis, vamos explicar se a transição e do desuso das embalagens comuns: será que o valor financeiro é muito alto para realizar esse projeto?

Na realidade, todo investimento precisa ser pensado a longo prazo e o retorno posterior será o que compensará o gasto no presente. Mesmo assim, pode-se dizer que as embalagens sustentáveis são mais econômicas que algumas das mais comuns e o empresário pode substituir aos poucos.

 

Vantagens de investir em embalagens sustentáveis

 

Vamos entender agora quais são as vantagens práticas para um negócio que decide optar por embalagens sustentáveis ao invés das comuns, como as de plástico e isopor. Confira:

 

1- Melhoram a imagem da empresa

 

O mundo sustentável vem sendo cada vez mais valorizado no mercado e boa parte dos consumidores têm entendido essa preocupação como uma característica valiosa das empresas que admiram. Sendo assim, o negócio que se mostra dedicado a ter uma melhor relação com a natureza, ganha pontos com a maioria das pessoas.

Mas, é importante que essa relação seja genuína e não apenas ações de marketing oportunistas. É fundamental que a empresa pense em investir em embalagens sustentáveis, mas também tenha consciência com outros tipos de poluição.

Por exemplo, um negócio responsável pelo desmatamento pode ter a imagem piorada se dizer se preocupar com a natureza mudando as embalagens. O discurso precisa ser completo para que haja uma associação positiva com o público.

Isso é claramente mais simples de ser feito quando falamos de empresas menores, como padarias, escritórios e comércios no geral. Com uma vontade genuína de contribuir, a imagem se torna mais autêntica.

 

2- Competitividade no mercado

 

Se temos um mercado sustentável grandioso e que cresce cada vez mais, é válido pensar que a competitividade aumenta quando sua empresa pensa em diferenciais, como é o caso das que decidem investir em embalagens sustentáveis.

Além de ser mais chamativo para o público de uma maneira geral, é válido lembrar que a preocupação com a natureza vem se tornando fator quase obrigatório para uma empresa se manter no mercado – competindo com suas concorrentes diretas.

Uma forma de exemplificar isso são os supermercados: hoje, eles venceram a resistência do público em precisar pagar por sacolas plásticas e padronizaram o incentivo por sacolas reutilizáveis – mesmo quando boa parte dos clientes não concorda, o empresário precisa se adequar às tendências.

 

3 – Personalização mais barata

 

Embora alguns tipos de embalagens sustentáveis sejam mais caras, a impressão da sua identidade visual nelas pode ser mais barata e até mesmo mais evidente. Pense, por exemplo, em uma sacola de papel: nela, o seu logotipo fica claro para quem compra o seu produto, diferente do que seria em uma sacola plástica – na maioria dos casos.

Além de visualmente mais bonita, a identidade em uma embalagem sustentável é mais viável financeiramente e, no fim das contas, pode valer a pena.

 

Essas são apenas algumas das vantagens de investir em embalagens sustentáveis. Além do fator econômico, vale a pena lembrar da importância que a contribuição ao meio ambiente traz a todos. Pensar no lucro é sempre importante, porém, esse é um dos casos onde há conceitos morais que favorecem a escolha por esse tipo de ação em um negócio.

 

Tipos de embalagens sustentáveis

 

Vamos entender agora quais são os tipos mais comuns de embalagens sustentáveis e os mais viáveis dependendo da área de atuação daquele negócio:

 

  • Sacos de papel

 

Substituindo as sacolinhas plásticas, os sacos de papel são bons exemplos de como uma embalagem sustentável pode trazer melhorias para todos. Além de serem facilmente desfeitos na natureza, eles são facilmente personalizados.

 

  • Embalagem de cana-de-açúcar

 

A embalagem de cana-de-açúcar aparece para substituir o isopor e até mesmo as vasilhas de plástico. São excelentes para quem vende produtos alimentícios, por exemplo. Reutilizáveis e consideradas biodegradáveis, elas geram economia a longo prazo e são visualmente bonitas – podem ser utilizadas como uma forma a mais de propaganda.

 

  • Vidro

As embalagens de vidro podem ser personalizadas de várias formas e costumam ser utilizadas para doces, bolos e outros tipos de alimentos para venda. São excelentes formas de manter fresco um produto e costumam ser bem charmosas quando bem decoradas.

 

Conclusões

 

Investir em embalagens sustentáveis, sem dúvidas, é uma forma de diferenciar seu negócio, especialmente se ele for pequeno ou iniciante – isso fará com que boa parte dos seus consumidores vejam a marca como um viés positivos.

Mas, não esqueça que a personalização é importante em qualquer tipo de empresa e, para isso, você precisará de uma boa identidade visual. Converse com a Granza e faça um orçamento detalhado!

 

Gostou do texto de hoje e das nossas dicas sobre as embalagens sustentáveis? Compartilhe nas redes sociais com os seus amigos! Em caso de dúvidas, fale conosco sobre o assunto, teremos prazer em te atender!

 

Granza