Imagem - O que é design de embalagens? Vale a pena se preocupar com ele?

Se você está começando um negócio provavelmente já ouviu falar do design de embalagens e deve imaginar que ele tem uma importância relativamente grande na sua estratégia de marketing e de fidelização dos clientes.

Mas será que ter uma embalagem exclusiva é realmente importante para lojas ou empresas menores? Como isso impacta de fato nas vendas e na impressão que as pessoas têm do seu negócio?

No texto de hoje vamos responder essas perguntas tão comuns e explicar que há formas de economizar com as embalagens sem precisar abrir mão da exclusividade. Confira!

Por que se preocupar com o design de embalagens?

Antes de falar do design de embalagens em si, precisamos entender como ele pode impactar nas suas vendas. Isso porque é importante saber o retorno que seus investimentos terão – ou eles serão apenas gastos desnecessários.

Quando falamos em design, raramente estamos falando de um gasto. E o motivo para termos clareza para essa afirmação é simples: sua empresa precisa da identidade correta para ser vista como confiável, profissional e condizente com aquilo que vende.

Mas onde as embalagens entram na questão da identidade? Se observarmos algumas pesquisas sobre o assunto, sabe-se que boa parte das empresas que optaram por uma identidade completa – especificamente nas embalagens – tiveram aumento de vendas.

As explicações para isso são diversas, como:

• A embalagem é onde o seu cliente levará o produto. Isso significa que ela será vista mais de uma vez, mesmo quando ele já estiver longe da sua loja. É uma forma de ser lembrado.

• Ter uma embalagem bonita, bem pensada e condizente com sua marca quer dizer mais de um negócio do que muitos comerciantes imaginam. A ideia de que a empresa se preocupa com todos os detalhes faz com que ela passe a sensação de confiabilidade, de segurança e de profissionalismo. E esses são pontos fundamentais para reter um cliente.

• Nosso subconsciente trabalha de uma maneira bastante visual. Quando optamos por uma embalagem que não conversa com o seu posicionamento, o que ficará gravado na mente dos seus clientes é a informação de que sua marca é desorganizada ou que seu produto não é tão bom quanto você diz – nesse caso, mesmo que seu produto seja excelente, sua embalagem pode dizer o contrário.

• Além de todos esses fatores que levam em conta com cliente que já comprou seu produto, precisamos falar também daqueles que serão atingidos de forma indireta. Parentes, amigos, familiares próximos e cônjuges do seu cliente irão ter contato com sua embalagem em algum momento e podem sentir segurança para comprar na sua loja quando passarem por ela, por exemplo. A embalagem é a propaganda gratuita que toda empresa precisa ter!

Mas, o que é o design de embalagens?

Descobrimos a importância do design de embalagens e como ele impacta na sua marca, direta ou indiretamente. Mas, o que exatamente é o trabalho de um designer e o que você precisa cobrar da Agência contratada para que todas as vantagens que citamos realmente sejam visíveis?

Separamos alguns pontos básicos que precisam ser ditos:

• O design de embalagens deve seguir sua identidade visual

Não basta pensar na embalagem perfeita, que seja atrativa, colorida ou que faça com que todos da sua empresa aprovem: ela precisa seguir sua identidade visual. O que isso significa na prática? Significa que, antes de mais nada, você precisará se preocupar com o logotipo, com as cores da sua marca e com seu posicionamento como um todo.

Uma loja de jóias, por exemplo, que tem como principal marca a identidade “clean”, com tons escuros e focada no luxo não poderia ter uma embalagem colorida com tons infantis ou que remetam ao simples e ao popular, correto? Pensar nisso é trabalho da Agência mas você, como cliente, precisa saber do básico para conseguir cobrar!

• O design de embalagens deve ser feito por um profissional

O segundo ponto importante sobre o design de embalagens é que ele precisa ser feito por um profissional. Esse é um detalhe que muitos pequenos empresários esquecem e que podem causar problemas como o que citamos mais acima, que é a discordância de identidade.

Além disso, o profissional ou a agência costumam ter todas as informações necessárias sobre impressões e sobre cores que podem ser utilizadas para esse tipo de material – fora o conhecimento técnico sobre os detalhes de marcas de impressão e de formas, por exemplo.

O orçamento com um profissional pode ser mais alto, porém, o trabalho é mais efetivo e confiável, o que te dará uma boa margem de lucro sobre o investimento.

Como economizar com o design de embalagens?

Como explicamos, o design de embalagens com um profissional pode ser mais caro do que com pessoas iniciantes, porém, ele ainda é sua melhor opção. Como dicas finais, separamos algumas ideias para economizar nesse processo:

Pedir ajuda a uma agência profissional de design vai te ajudar a economizar com questões como material aberto. Esses profissionais costumam entregar o trabalho em todos os programas de edição, o que te poupará retrabalho caso precise de mais exemplares no futuro.

Vale a pena fazer um orçamento detalhado com várias gráficas e talvez dar uma chance para as que fazem o processo online. Pergunte para sua agência de confiança se ela não tem uma gráfica mais econômica para indicar e veja se não há desconto em maior quantidade.

O tipo de impressão também pode ser um fator relevante para o preço final cobrado pela gráfica. Veja quais são as opções que eles oferecem e tente balancear qualidade com economia.

Será que o material escolhido não pode ser substituído nesse primeiro momento? Lembre-se: o design de embalagens é mais importante que o material em si, por isso, se precisar escolher entre um bom design ou um material muito caro, opte pela arte mais elaborada. Como você receberá os arquivos abertos, poderá mandar refazer quando achar necessário – em um material mais caro, por exemplo. Pense sempre a longo prazo!

Nosso texto de hoje trouxe algumas dicas sobre o design de embalagens, além de explicar a sua importância. Quer fazer um orçamento completo com uma agência profissional? Entre em contato com a Granza!

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