Imagem - O que é Identidade Visual Corporativa

A identidade visual corporativa de uma empresa, mesmo que ela seja uma clínica médica, é essencial para manter uma boa relação com os pacientes. Mas não basta somente manter uma primeira impressão bonita e inserir o logotipo em todas as peças: é preciso dar continuidade à comunicação para que ela se fixe na mente do público-alvo de forma positiva.

Você sabe o que é identidade visual corporativa? A seguir, aprenda sobre o assunto, descubra quais são os motivos pelos quais ela é tão importante e qual é o papel do logotipo dentro deste universo!

O que é identidade visual corporativa?

Identidade visual corporativa nada mais é do que a construção de sua imagem para o público. Englobam a identidade visual seu logotipo, as cores utilizadas, o tipo de fonte, a linguagem e tudo que dizem respeito, inclusive a decoração e todo e qualquer tipo de comunicação realizada. Mas para que seja realmente conquistada, precisa ser sempre a mesma. Ou seja, não adianta somente incluir o logo nas peças para garantir uma identidade visual. Todos os elementos devem ser escolhidos com cuidado para garantirem uma identificação imediata.

Por que ela é importante?

Agora que você já sabe o que é identidade visual corporativa vai aprender o porquê de ela ser tão importante. Construir uma identidade visual e mantê-la, reforça o posicionamento da marca na mente de seu público-alvo e ajuda a construir uma relação mais tranquila. Além disso, ajuda a criar uma diferenciação gráfica da comunicação de outros locais concorrentes, facilitando a comunicação e criando laços mais profundos e duradouros.

Além disso, a identidade visual corporativa também traz mais segurança, já que o paciente da clínica saberá sempre que está recebendo uma comunicação do lugar correto, sem que seja preciso olhar para a assinatura.

Dicas de como fazer uma boa identidade visual corporativa

A construção de uma identidade visual não é feita da noite para o dia. É preciso antes de tudo fazer uma avaliação do mercado e decidir qual é o tipo de posicionamento se deseja ter. O posicionamento é o local, na mente no consumidor, que se deseja atingir. Ele deve se diferenciar dos demais a ponto de se tornar mais importante e se adequar às necessidades específicas deste público-alvo.

Defina o seu público-alvo

Não adianta começar o trabalho de construção de identidade visual sem antes definir com clareza qual é o público-alvo. Você precisa saber qual é a idade média das pessoas, quais são as razões pelas quais procurariam sua clínica, seus interesses, suas necessidades e muito mais, criar uma persona pode ajudar.

Para isso, imagine uma pessoa-chave, crie para ela um nome, sua idade, seu comportamento, que tipo de coisas mais gosta e ficará muito mais fácil chegar visualizar seu mercado de atuação.

Estude a sua empresa com relação a concorrência

Avaliar o mercado também é essencial, já que nenhuma empresa deseja ser confundida com seus concorrentes. Avalie como as outras clínicas que atendem o mesmo público com quem vocês se comunicam, quais cores utilizam, qual a linguagem e formatos. Depois, tente encontrar uma forma de atingir em cheio, sem ficar parecido demais com seus principais concorrentes. Mas tenha cuidado! Lembre-se que em alguns ramos é normal que se repitam cores e estilos, que já estão de forma inconsciente fixos na mente das pessoas com relação ao tipo de serviço.

Agora que você sabe tudo sobre o que é identidade visual corporativa, chegou a hora de criar uma para a sua clínica. Capriche nos detalhes e aproveite os benefícios!

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a diferença de logomarca e logotipo e deixar a identidade visual da sua empresa mais profissional!

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