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Uma apresentação comercial é uma ferramenta poderosa e que pode ser a responsável por garantir parcerias duradouras e o fechamento de negócios lucrativos e seguros. Mas nem sempre quem prepara este tipo de material sabe do quanto ela é importante e pode interferir diretamente na imagem de uma empresa e até de si mesmo, como profissional, principalmente em situações nas quais se enfrenta uma boa concorrência.
Por isso, é preciso estar sempre atualizado, buscando formas de deixar esta primeira impressão, cada vez mais efetiva. Pensando nisso, preparamos um artigo com dicas infalíveis e que traz o que não pode faltar em uma apresentação comercial. Saiba mais a seguir:
Slides
Não é nenhuma novidade utilizar slides em uma apresentação, seja ela ao vivo ou enviada por e-mail e por isso é um dos pontos cruciais para quem quer saber o que não pode faltar em uma apresentação comercial. Apostar neste tipo de formato, independentemente do programa utilizado, ajuda na organização das ideias em uma reunião, funciona como um apoio para fortalecer os pontos mais importantes e ainda possibilita uma compreensão mais rápida de quem está assistindo.
Mas de tudo, é preciso se planejar. Escreva o que deseja apresentar, qual é a mensagem principal e o objetivo do contato. Crie uma identidade visual, tomando cuidado com as cores e com a localização dos elementos. Evite colocar texto demais e verifique se a mudança de tópicos ou assuntos está ocorrendo de forma suave. Não se esqueça de colocar imagens e gráficos, cuidando para que estejam com boa qualidade e garantam boa leitura.
Cases de sucesso
Passar credibilidade é essencial em uma apresentação, seja ela pessoal ou empresarial. Mas não adianta somente falar o quanto é bom em algo, é preciso comprovar. E a melhor forma de fazer isso, é apresentando os cases de sucesso.
Os cases de sucesso nada mais são do que casos nos quais a empresa atuou e que deram certo. Apresente o nome do cliente, qual era o problema a ser resolvido e como eles foram resolvidos, finalizando com os resultados positivos. Lembre-se que o ideal é apresentar casos que tenham algo em comum com o problema que o prospect está enfrentando e de preferência, com a autorização da empresa em questão. Evite utilizar casos muito antigos e proteja as informações confidenciais.
Fotos dos produtos ou demonstração dos serviços
Já falamos anteriormente da importância das imagens para ajudar a passar um conceito e uma ideia. Elas fortalecem o pensamento e ficam guardadas mais facilmente na memória de quem está vendo a apresentação, além de trazer mais credibilidade.
Mas de novo, não basta somente colocar as imagens na apresentação comercial. Capriche nas fotos de produtos ou serviços, certificando-se que de preferência, tenham sido feitas por profissionais. A iluminação precisa ser de qualidade, e a imagem deve reforçar os pontos positivos do que você está oferecendo aos clientes. Cuide do que está aparecendo ao redor da imagem, da resolução, das cores e garanta que sejam sempre atualizadas.
Catálogo
O catálogo é o que vai coroar sua primeira impressão e por isso está entre os itens que representam o que não pode faltar em uma apresentação comercial. Leve sempre consigo, um bom catálogo de produtos ou serviços.
É este o material que vai ficar na mão do seu prospect quando deixar sua empresa e vai ajudar a lembrá-lo de tudo que foi dito durante a reunião. Para que ele seja realmente efetivo, não economize no desenvolvimento de um bom design, com textos que falem de sua empresa, detalhem produtos ou serviços com suas principais vantagens e diferenciações e claro, que contenham seu contato para a finalização das vendas.
Acertando nestes pontos você vai fazer uma apresentação comercial muito mais efetiva e vai conseguir conquistar melhores resultados. Boas vendas!
Aproveite para saber qual a importância do design em uma apresentação comercial e conquiste melhores resultados!