Imagem - O que uma agência de design faz?

Contratar uma agência de design gráfico é um passo a ser dada por empresas de todos os ramos. Afinal, o que uma agência de design faz é essencial para a sobrevivência e prosperidade de qualquer negócio. Ela cria uma identidade visual, que será usada em toda a comunicação interna e externa, desenvolve soluções práticas e inovadoras para o marketing e ajuda a elaborar estratégias de publicidade.

Os benefícios de ter profissionais da área trabalhando nesses setores são muitos, inclusive para uma clínica médica! Um design bem-feito atrai e fideliza pacientes, além de dar mais credibilidade aos serviços. Entenda como:

Identidade visual

Identidade visual é o principal dentre o que uma agência de design faz. Empresas precisam transmitir aos seus clientes quais são seus valores, conceitos e objetivos, para conseguir estabelecer laços de confiança com o público. Uma clínica médica, por exemplo, deve demonstrar que leva seu trabalho a sério e com segurança, mas também precisa mostrar a que veio. Ela preza pela simplicidade? Pela elegância? Talvez até pela descontração? O que mais combina com seu público-alvo?

Essas respostas devem se transformar em logotipos, embalagens, itens promocionais, imagens, vídeos, sites. Tudo precisa estar de acordo, e este padrão será a identidade visual.

Logotipo

Na hora de elaborar sua identidade visual, um dos primeiros passos da agência de design gráfico será, provavelmente, pensar em um logotipo. Não há empresa apenas com nome. Mesmo quando você vê marcas sem imagens associadas, como a Coca-Cola, isso não quer dizer que você não esteja vendo um logotipo. A estilização, a fonte, as cores, o tamanho e tudo mais foram pensados por uma agência ou pelo setor de design da empresa.

Este logo será usado frequentemente e é a cara da empresa para seus clientes. Não quer se perder entre os concorrentes? É o logotipo que será lembrado.

Materiais comerciais

Entre tudo o que uma agência de design faz está, também, o desenvolvimento dos materiais comerciais. Trata-se dos cartões de visitas, apresentações, folders e mais. Com base na identidade visual construída e no logotipo, os profissionais de comunicação conseguem elaborar um design específico para cada um desses materiais, conforme for necessário, de forma que todas as informações fiquem claras para o público.

No caso de uma clínica médica isso incluiria cartões, crachás, papéis para preenchimento de dados, papéis de consulta, pastas, blocos de notas e panfletos, por exemplo. A padronização de todos esses pontos reforça o nome e a reputação.

Embalagens

Já pensou se sua marca, com toda a identidade visual, entrasse na casa das pessoas? Isso já acontece a cada vez que alguém adquire um de seus produtos. As embalagens devem ser atraentes, fáceis de lidar, de boa qualidade e, além de tudo, precisam servir como uma ponte entre a empresa e o consumidor.

Não importa se estamos falando de roupas, de comida ou até de exames médicos. Uma embalagem bem-feita compreende bem seu conteúdo, o público, a concorrência e o mercado. Assim como os outros materiais, elas também servem como uma extensão da publicidade, e são completamente essenciais.

E aí, será que já não está na hora de contratar uma agência de design para sua clínica? Melhore sua comunicação interna e externa e chegue mais perto do sucesso!

Granza