Imagem - Por que investir em design no PDV?

Você investe na criação de uma empresa, escolhe os produtos com cuidado e estuda tudo a respeito do seu consumidor. Aposta em uma marca forte e na criação de uma imagem para o mercado. Será que está tudo certo? Não, ainda falta o design no PDV.
O PDV – Ponto de Venda – é o elemento que mais demanda atenção no varejo. Afinal, é ali que a grande maioria dos seus clientes tem o primeiro contato com a sua marca, interage com ela, cria uma imagem e principalmente, toma a decisão de compra.
Ou seja, é no ponto de venda que grande parte do seu público-alvo vai passar por todas as etapas de consumo, em poucos minutos. Por isso, a aparência e o design aplicado neste ambiente devem ser impecáveis e sempre dentro do posicionamento de sua empresa, transmitindo valores e sensações positivas.
Ainda duvida do poder do design no PDV? Veja a seguir alguns motivos para você mudar de ideia de uma vez por todas.

Atrai o consumidor

É no PDV que o consumidor tem acesso e pode conhecer toda a sua gama de soluções. Por isso, apostar em formas de atrair a atenção é fundamental. Aposte em materiais para PDV com design exclusivo para seu negócio, informando sobre novidades, promoções e vantagens que sua empresa oferece.
Materiais para PDV bem desenvolvidas e pensadas com cuidado, podem fazer a venda de um certo produto decolar ou ainda, criam expectativas no seu cliente para novidades que você está planejando. A comunicação, através do design no PDV pode, portanto, aumentar ainda mais sua lucratividade.

Transmite os valores da empresa

Tudo dentro de sua loja comunica algo para seu consumidor de alguma forma. Por isso, apostar em um design inteligente é fundamental.
A localização das peças, a forma como os produtos estão apresentados em vitrines e prateleiras, a linguagem adotada e até as cores utilizadas em sua comunicação passam mensagens a respeito de sua marca.
Por isso, você pode aproveitar estes elementos, para ir muito além das vendas por impulso, e criar na mente e no coração de seu consumidor, uma relação positiva, uma conexão com os mesmos valores e formas de ver o mundo.
O PDV deve ter um design que transmita exatamente o posicionamento escolhido para sua marca, assim, garantirá que estará realmente atingindo e conquistando o público certo.

É fundamental para criar uma boa experiência de compra

Quando o ponto de venda oferece uma boa experiência de compra, o cliente passa mais tempo dentro da loja e retorna, aumentando o seu faturamento. Isso só pode ser conquistado com um design pensado para sua marca e com um ambiente agradável e favorável às compras.
Afinal, este tipo de cuidado faz com que o consumidor se sinta mais à vontade, além de perceber que há uma preocupação em atender bem, nos mínimos detalhes.
O design para PDV, portanto, é capaz de associar esta experiência positiva com a sua marca, para que no futuro, ele jamais se esqueça qual foi a loja que proporcionou este momento tão agradável. Este tipo de preocupação, portanto, além de aumentar o ticket médio das compras ainda fideliza clientes e melhora a imagem devido ao boca a boca.
Mas é preciso ter cuidado. O segredo de um bom resultado do design aplicado ao ponto de venda é contar com materiais realmente exclusivos, baseados no posicionamento da marca e no que ela deseja transmitir para seus clientes. A qualidade das peças está totalmente ligada com o resultado positivo que elas trarão para sua marca.

Quer saber mais? Leia nosso texto sobre 5 materiais que não podem faltar em um PDV!

Granza