Imagem - Quais as vantagens do design de papelaria?

Para introduzir essa abordagem acerca de quais as vantagens do design de papelaria, antes mesmo de falar sobre a importância do design, é fundamental que se esclareça que essa ferramenta não é uma mera disciplina acessória dentro do marketing empresarial. O design é um dos traços essenciais da identidade visual de uma empresa, que é um ativo estratégico, na medida em que comunica, ou ajuda a comunicar, o posicionamento, os valores, o conceito e os atributos da marca.

O design é parte da personalidade da empresa, sendo fundamental para estabelece a conexão da marca com o seu público alvo.

O design está ligado, também, à percepção que o mercado terá da empresa. É onde entra o tema desse artigo, que é o design de papelaria. Abordaremos, em seguida, quais os benefícios ligados ao design de papelaria.

Demonstra profissionalismo

Você já deve ter entrado em um avião e observado que o piloto, as aeromoças e comissários de bordo usam uniformes que os diferenciam de outros passageiros. Os uniformes tem uma apresentação visual que indica que todos são funcionários da mesma empresa.

Ao se ater a esse detalhe, a impressão que você tem é de que está à bordo de uma empresa organizada, o que lhe trás confiança e segurança.

Imagine a sensação que sua empresa irá causar em seus clientes se todos os materiais da empresa, sejam os cartões visitas, folders, catálogos, pastas ou papeis timbrados, tiverem uma padronização visual, se todos estiverem integrados pelo mesmo projeto de design.

Será que o cliente vai enxergar profissionalismo na sua empresa. É bem provável, o que vai aumentar o grau de confiança e melhorar o ambiente para a realização de negócios.

Dá credibilidade e passa confiança

O que traz credibilidade a uma empresa? É quando a empresa cumpre aquilo que promete, quando entrega o que propõe.

Uma empresa desperta confiança quando consegue mostrar que é séria, que tem profissionais qualificados, que tem um ótimo sistema de controle de qualidade, que investe em desenvolvimento do seu quadro funcional, que tem responsabilidade social e ambiental.

A novidade é que tudo isso pode ser vendido através do design, da padronização. Se os materiais da empresa parecem feitos sob encomenda da ocasião, sem seguir uma linha, sem um projeto de design, ela vender a visão contrária a tudo isso que foi falado no parágrafo anterior.

Mostra a identidade visual da empresa

Já abordamos a importância da identidade visual de uma empresa, que é um dos elementos que ajuda a tornar uma marca única, exclusiva, que pode ser identificada em qualquer lugar, seja em diferentes cidades ou países, seja no ambiente virtual. Por isso chamamos de “identidade” visual.

Com o documento de identidade, você é você em qualquer lugar. A empresa também, e isso se aplica aos materiais que circulam dentro e fora dela. É uma questão de integridade que todos os materiais estejam conectados pelo mesmo projeto de design, com características de linhas e cores preservadas, contribuindo para fortalecer a visão que desejamos que o consumidor tenha de nós.

Reforça a marca no mercado

Você deve ter percebido que a palavra “marca” apareceu pelo menos uma vez nesse artigo.

É correto dizer que o projeto de design é diretamente responsável pela integridade da marca. Integridade da marca é a integridade de como ela é vista pelo mercado.

Cuidar para que todos os materiais levem consigo a identidade visual da empresa, sua personalidade, significa disseminar os valores e o reconhecimento da marca.

Por isso o design de papelaria é tão importante. A cada contato com a empresa, mesmo que seja o olhar para um cartão de visita, é preciso que o cliente veja a marca, que tenha plena noção de com quem está lidando.

Agora que você já sabe quais as vantagens do design de papelaria, invista nisso. Cuide da integridade da sua identidade visual em cada detalhe e fortaleça sua empresa fortalecendo o prestígio de sua marca.

Granza