Imagem - Quais materiais devo fazer para ter uma identidade visual padronizada?

Todo negócio deve se preocupar em criar uma identidade visual forte e marcante. Afinal, é essa imagem a responsável por criar uma comunicação com o seu público externo e até mesmo internamente. A identidade visual de uma clínica pode ser composta por vários elementos, como logotipo e tipografia, cores e símbolos, entre outros.

É importante que a identidade visual da clínica esteja alinhada com a sua comunicação em geral e com a visão que a gestão quer transmitir para os seus parceiros, colaboradores e público-alvo. Ou seja, ela deve estar de acordo com a proposta, a estratégia e as ações que serão tomadas. Afinal, a construção de uma imagem se dá por meio da identificação.

A coerência com cores, formas e demais elementos usados devem ser usados em todo material que a clínica preparar. É importante buscar uma agência de design gráfico para te ajudar a criar todo este material. Confira abaixo quais materiais devo fazer para ter uma identidade visual forte!

Cartão de visita

O cartão de visita é o item mais importante para reforçar a identidade visual da sua clínica e criar um relacionamento com os seus parceiros e público-alvo. Ele é indispensável para os gestores de clínica ou de qualquer outra empresa. O papel do cartão de visita é trocar contato com pessoas que visitam o seu ambiente de trabalho ou durante uma ação de divulgação e relacionamento.

Essa é uma ótima oportunidade de criar um canal de contato de maneira criativa e que reforce a identidade visual da sua clínica. É preciso ter as informações básicas sempre atualizadas, como endereço e dados de contato para que a comunicação esteja ao fácil alcance de quem receber o cartão. Não se esqueça de utilizar o logo e a tipografia criada para clínica, além de aproveitar as cores marcantes do negócio.

Papel timbrado

O papel timbrado é outra peça que não pode faltar em uma clínica. Quando pensamos em quais materiais devo fazer para ter uma identidade visual que seja de fácil reconhecimento, o papel timbrado é fundamental. É nele que você vai enviar comunicados oficiais da sua empresa ou trocar documentos importantes com parceiros.

Ter a identidade visual impressa no papel timbrado traz um profissionalismo para sua clínica que, sem dúvida nenhuma, consequentemente, rende mais confiança para os serviços e a gestão como um todo. Você pode usar papel timbrado para envio de orçamentos, documentação interna, comunicados oficiais internos ou externos, correspondências ou qualquer outro material impresso da clínica.

Flyer

O flyer – ou folder, como é chamado por algumas pessoas – é indispensável para o marketing e a divulgação da sua clínica. Ele é como se fosse um cartão de visita mais extenso que, além de conter informações de contato, traz um conteúdo específico da clínica – seja a sua visão e valores, seja a apresentação dos seus serviços e produtos. Ele é perfeito para atingir um público grande em uma ação de divulgação em massa.

Ele pode ser usado em eventos e ações que a sua clínica faz com o público externo, por exemplo, e têm a função de apresentar informações importantes do negócio. É claro que o flyer deve carregar consigo a identidade visual da sua clínica, contendo logotipo e tipografia e trabalhando com cores que sejam características da sua marca.

Papel de envelope

Assim como o papel timbrado, o envelope também deve fazer parte dos materiais que serão utilizados na clínica. Ter a identidade visual da marca em suas correspondências, comunicados, recibos, documentos e tantas outras opções de comunicação é algo que deve ser feito desde o começo.

Para a sua imagem, este é um sinal de responsabilidade e profissionalismo que deve ser adotado em todas as ações da clínica no que se refere a cliente ou parceiro. Aprovei para fazer algo personalizado com a sua identidade visual.

Para a confecção deste e de todos os outros materiais que listamos neste post, é importante contar com o trabalho de uma agência de design gráfico especializada e que pode atender as suas necessidades.

Agora que você sabe quais materiais devo fazer para ter uma identidade visual mais forte e profissional, nos diga: qual será a primeira ação que você vai implementar na sua clínica?

Aproveite e confira nosso artigo sobre por que devo investir na identidade visual da minha empresa e saiba mais!

Granza