Imagem - Quais são os maiores erros dos gerentes comerciais?

Responsável por gerenciar as diretrizes, definir as estratégias que serão utilizadas para a venda de produtos/serviços e orientar a equipe de vendas, entre diversas outras atividades, o gerente comercial é um dos líderes dentro de uma empresa. Por isso mesmo, os erros cometidos por esse profissional afetam diretamente o resultado das vendas.

Um bom gerente comercial deve saber como manter a sua equipe de vendas motivada, bem como deve manter uma boa relação tanto com os colaboradores quanto com os profissionais que estão em cargos mais elevados.

Quer saber quais são os maiores erros dos gerentes comerciais? Confira nesse artigo os 4 principais erros que eles cometem para que você não repita!

Veja abaixo:

1) Não motivar a sua equipe

Para conseguir ter bons resultados em relação às vendas, é fundamental que o gerente comercial saiba como ter uma equipe de vendedores sempre motivados, já que a motivação é um fator que está diretamente ligado ao êxito nas vendas.

Portanto, um dos maiores erros é não oferecer as orientações e o treinamento necessário para a equipe de vendas, já que essas atividades são essenciais para que os colaboradores saibam como devem fazer o atendimento e se sintam mais seguros diante dos clientes.

2) Não ter uma apresentação comercial

A apresentação comercial é importante para que o gerente comercial mostre o que é a empresa, quais são as soluções que ela oferece aos clientes e investidores, bem como para que a equipe de vendas saiba quais estratégias devem usar para fisgar os clientes.

Dessa forma, não ter uma apresentação comercial é um grande erro desse profissional, já que, sem ela, o gerente perde excelentes oportunidades de expor as suas ideias e convencer o seu público-alvo. Não deixe de elaborar uma apresentação que mostre como a sua empresa trabalha e de que forma pretende atingir os seus objetivos.

3) Estabelecer metas irrealistas

Se você quer saber quais os maiores erros dos gerentes comerciais, tenha em mente que, com certeza, estabelecer metas fora da realidade está entre os erros mais comuns. Alguns profissionais pensam que podem estar estimulando a sua equipe de vendas traçando metas impossíveis de alcançar, porém esse é um erro que precisa ser evitado.

Os vendedores sabem quais são as metas possíveis e impossíveis de alcançar. Portanto, quando o gerente comete esse erro, ele automaticamente estará desmotivando os seus colaboradores, visto que eles vão saber que não terão como bater a meta e, consequentemente, não ganharão as comissões.

4) Não acompanhar os indicadores de desempenho e resultado

Quando o gerente comercial não acompanha os indicadores de vendas, ele não tem como saber como orientar a sua equipe de vendedores da forma correta. Daí vem a importância de estar sempre atento às informações, como quais são os colaboradores que mais vendem e os que menos vendem, bem como o controle sobre o faturamento e a cartela de clientes.

É fundamental que o gerente comercial realize um estudo de mercado completo e os indicadores de vendas têm papel crucial nessa análise.

Agora que você já sabe quais são os maiores erros dos gerentes comerciais, coloque as nossas dicas em prática e evite esses problemas para manter uma equipe motivada e aumentar as vendas!

Leia nosso artigo sobre como fazer uma apresentação comercial impactante para saber mais!

Granza