Imagem - Quais são os melhores materiais comerciais?

A proposta deste artigo é apresentar ao leitor quais são os melhores materiais comerciais para se trabalhar, aqueles que podem ajudar a alcançar os resultados de venda.

O departamento comercial de uma empresa é como se fosse um órgão vital no corpo humano. A área comercial é a responsável por buscar receitas para a empresa. Organiza-se a partir de uma gerência comercial, normalmente ligada à área de marketing, que controla uma equipe de vendas.

É essa equipe que estará em contato direto com o cliente, sendo responsável não só pelo volume de vendas, mas também por elevar junto aos consumidores a imagem da empresa. Além disso, cabe a essa equipe ouvir o cliente e levar informações valiosas ao departamento comercial e ao departamento de marketing, que servirão para melhorar as políticas da empresa.

Nesse artigo, mais que conhecer quais são os melhores materiais comerciais, você vai entender um pouco mais sobre a importância do cartão de visita,  do catálogo de produtos e serviços, do folder institucional e da apresentação comercial.

Cartão de visitas

O cartão de visitas é, muitas vezes, o primeiro contato do cliente com a empresa.

Você já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica. Provavelmente, deve saber que há estudos em psicologia que mostram que essa afirmação não é uma superstição. Na verdade, ela tem aval científico e se estabelece com base numa característica cognitiva do ser humano.

As pessoas formam a primeira impressão em questão de segundos. Depois, é difícil, embora não impossível, desfazer a primeira impressão. É por essa razão que o cartão de visita tem que ser impecável. Precisa conter informações essenciais, visíveis e rápidas, estando incluída nessa equação a identidade visual, que deve fazer algo sobre a empresa.

Catálogo de produtos e serviços

Esse é um material essencial. O vendedor nem sempre terá a atenção cliente durante muito tempo. Não é possível para o vendedor falar de todos os produtos ou de como funciona cada serviço. Tampouco é possível para o cliente, numa única conversa, assimilar todas as características do produto.

O catálogo é o material que contém todo o portfólio da empresa, que ficará à disposição do cliente para quando este tiver tempo e interesse.

Óbvio que é indispensável que esse material seja tratado com muito carinho. Deve ser bem elaborado, com uma linguagem visual atraente e que tenha o tom na medida.

Folder institucional

O folder institucional é um material essencial em vendas complexas, de alto valor agregado, na área de serviços e no setor corporativo, que é o B2B.

Nesses casos, a imagem da empresa é essencial para o fechamento do negócio. O cliente quer saber quem é a empresa, quem são os envolvidos, quais suas competências, seus clientes, como ela é vista no mercado, quais os serviços que já realizou com sucesso, etc.

Por exemplo: você compraria um apartamento sem saber quem é a construtora? Contrataria um escritório de advocacia ou de contabilidade sem conhecer melhor quais são suas qualificações, o perfil dos profissionais e a reputação do mesmo no mercado?

O folder institucional oferece informações sobre a empresa e ajudam a abrir caminho para o fechamento.

Apresentação Comercial

A apresentação comercial o mais sensível desses materiais porque não é o fim, mas um meio.

A apresentação comercial tem a finalidade de deixar o cliente entusiasmado. Deve ser sucinta e focada nos benefícios que o produto entregará ao mesmo.

A apresentação comercial é um conjunto, que tem o componente humano e os materiais. O protagonista é o vendedor. A apresentação deve ser montada para orientar o vendedor e manter a plateia atenta, portanto ela deve ser simples, não poluída, fácil de ler e rápida, com poucos slides.

A apresentação sempre deve incluir questionamentos da plateia, seja durante ou após a apresentação, dependendo do produto e da plateia.

Procure saber mais

Agora que você já sabe quais são os melhores materiais comerciais, aqueles que não podem faltar para sua equipe de venda, procure saber mais sobre eles, levante os custos e procure saber os benefícios, assim como cada um deles pode ajudar a melhorar os resultados do seu negócio.

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