Imagem - Qual a diferença entre logomarca e logotipo?

O reconhecimento de uma imagem, em muitos casos, tem tanta importância quanto o serviço oferecido. O design cresceu como profissão no século XXI, e cada vez mais empresas apostam investimentos altos para a criação de uma identidade visual que atrairá clientes, manterá pessoas atentas e consequentemente aumentará o superávit ao fim do mês.

Com uma clínica não é diferente. Para atrair pacientes, é necessário que eles reconheçam o seu trabalho antes mesmo de realizarem uma visita. É preciso se destacar no mercado, aparecer para os olhos curiosos e chamar a atenção daqueles que são, por ora, indiferentes. A forma prática de realizar essa prospecção está numa boa identidade imagética a partir da criação de uma logomarca de qualidade e um logotipo marcante.

Quer saber a diferença entre logomarca e logotipo? Veja a diferença desses dois conceitos no artigo de hoje!

O que é logomarca?

O conceito de logomarca é severamente discutido entre os integrantes da área de publicidade. Segundo uma linha de pesquisa bastante forte, o termo logomarca trata-se, na verdade, de um neologismo criado a partir do conceito de logotipo, não havendo, em essência, diferenças entre ambos os conceitos, apenas abrangendo uma terminologia específica para definição.

Contudo, logomarca seria a definição a partir de sua formação semântica de ‘logo’ + ‘marca’. Em suma, a representação da identidade visual de uma empresa a partir de um símbolo – no caso, uma marca, onde desenhos e estilizações compõem o modelo de representação da empresa/serviço/produto.

O que é logotipo?

Agora que você entendeu o que é logomarca, vamos ver o que é logotipo, para depois entender qual a diferença entre logomarca e logotipo. Um logotipo tem a sua composição feita a partir de um símbolo em união a uma tipografia específica que identifique uma determinada marca. É a unicidade de uma composição imagética que delimita qual é a empresa. O logotipo incorpora a roupagem dada à empresa, a sua composição em símbolos e sua disposição em tipografias (letras) para definição e especificação do serviço/empresa.

Em suma, ele é um produto gráfico resultante da combinação do design à imagem definida pela marca. Uma representação do nome da empresa com um estilo característico de tipografia aliada a uma representação de marca compondo e sustentando.

Qual a diferença entre eles?

Basicamente, na essência de ambos, logomarca e logotipo querem dizer o mesmo. Contudo, o neologismo ao que desempenhou a logomarca fez criar uma vertente desta dentro do logotipo. Enquanto que logomarca é a junção de duas palavras que implicam o símbolo, o desenho e a imagem, o logotipo enfoca na tipografia, na escrita e na construção nominal de representação.

Em resumo, portanto, o logotipo abrange a identificação da empresa realizada através de um desenho que seja a representação imagética da empresa. Enquanto isso, o logotipo é a união desta representação gráfica à tipografia única incrementada para identificação escrita da empresa.

Bônus: logo e marca

A palavra ‘logo’ é de origem grega e abstrai o sentido de ‘conceito’. Dessa forma, o logo será o conceito findado a partir de uma definição de trabalho que incorpore representação tipográfica e imagética a partir do desenho. Ele será a espinha dorsal que definirá, ao longo da montagem do conceito, o que a marca deverá apresentar aos potenciais clientes.

Já a marca será a construção simbólica de desenhos a partir do conceito previamente estipulado. Ela será a representação gráfica do conceito. O logo, sendo assim, o conceito que deseja-se imprimir, e a marca sendo a materialização deste conceito para representação da ideia de serviço/produto de um cliente.

O breve texto conseguiu elucidar um pouco dos conceitos de logomarca, logotipo, logo e marca? Entendeu a diferença entre logomarca e logotipo? A ideia seria uma apresentação breve de conceitualização rápida desta área do design que pode ser um divisor de águas entre um negócio em crescimento constante e um negócio que permanece sempre estacionado numa zona de conforto permanente. Qual dos dois você deseja ter? Faça um bom design e aumente o número de pacientes em sua clínica agora mesmo. Não perca esta oportunidade de crescer!

Qual dos dois você deseja ter? Faça um bom design e aumente o número de pacientes em sua clínica agora mesmo. Não perca esta oportunidade de crescer!

Granza