Imagem - Veja dicas de como abrir um negócio de sucesso

Empreender pode ser um processo assustador, afinal, em tempos de crise ou de instabilidade econômica, o medo de abrir mão da carteira assinada e do emprego fixo se torna muito mais comum e até justificável. Mas, se mesmo com todas as dificuldades que podem surgir, você ainda quer saber como abrir um negócio de sucesso é porque existe algo em você que deseja ter sua própria empresa.
Por isso, hoje separamos dicas que vão te ajudar muito a evitar alguns problemas comuns para pequenos empreendedores, especialmente os iniciantes. Vamos resumir de forma prática tudo aquilo que é preciso saber antes mesmo de investir muito dinheiro no seu negócio – seja com equipamentos, funcionários ou alugueis altos. Confira o que separamos mais abaixo!

Descubra seu perfil de empreendedor

Antes de mais nada, você precisa saber qual o seu perfil de empreendedor. Na prática, isso significa saber que tipo de estratégia combina mais com sua personalidade.
Um exemplo bastante clássico é a escolha em franquias ou negócios iniciados do zero. Para quem lida melhor com os riscos ou com a incerteza, a ideia de aprender como abrir um negócio de sucesso sem nenhum tipo de estrutura não é tão assustadora.
Mas, quem precisa ter uma estrutura pré-definida, uma imagem já consolidada e não se importa com direcionamentos, a franquia costuma ser a melhor solução.
Esses e outros detalhes moldam seu perfil empreendedor e devem servir de base para decidir qual o melhor negócio para você.

Aprendizado constante: entenda e avalie o mercado

Um dos passos mais importantes para saber como abrir um negócio de sucesso é entender que o mercado conta muito para definir aonde ele irá chegar no presente e no futuro.
Por exemplo, montar uma padaria pequena, simples e sem muita opção de produtos em um bairro de classe alta, onde há concorrentes gigantescos pode não ser uma ideia boa. Mesmo que seus pães sejam deliciosos, é preciso saber se o seu público irá consumi-los.
Nessa etapa, é válido procurar auxílio de empreendedores ou empresas que fazem essa assessoria, como o Sebrae.

Planejamento: a importância do plano de negócios

Esse é outro ponto essencial para entender como abrir um negócio de sucesso. Planejar é imprescindível e irá evitar uma série de problemas no futuro.
No planejamento, temos que pensar em alguns pontos, como a criação da sua marca, o seu público-alvo, a sua localização e também os seus gastos.
Coloque no papel tudo isso e atualize sempre que for possível – de preferência todos os dias.
O seu negócio vai exigir aluguel de um espaço? Esse aluguel deve estar no seu planejamento. Você já pensou quanto vai gastar com identidade visual, marketing, divulgação?
Lembre-se que tudo isso irá sair do seu caixa inicial e, por isso, deve ser planejado e encarado como necessidade. Tanto a estrutura quanto a divulgação podem definir o futuro do seu negócio!

O poder da marca para o seu negócio

Por fim, a nossa última dica de como abrir um negócio de sucesso: a marca! Pense que a forma como você irá se posicionar define o rumo que sua empresa terá.
Mais uma vez vamos citar o exemplo da padaria em um bairro de classe alta. Mesmo que haja o investimento em estrutura, em produtos diversos e nos móveis, a parte visual não pode ser esquecida.
Guardanapos, logotipo, fachada e uniformes dos funcionários fazem toda a diferença e será uma agência de design que fará isso. Então, escolha-a bem, pois o visual costuma se tornar a marca registrada de uma empresa.
Depois de estruturar seu negócio, é hora de fazê-lo ficar alinhado com o seu público e a identidade visual será a peça-chave para isso.

Seguindo algumas dessas dicas de como abrir um negócio de sucesso, seu processo pode ficar muito mais simples. Não esqueça de sempre contar com apoio de profissionais, como consultores de empresas do SEBRAE e especialistas em design, como a Agência Granza.

Granza