Imagem - Como deixar a recepção da minha clínica organizada?

Em busca de um local agradável para todos os pacientes, muitos administradores e gerentes de consultórios médicos se perguntam “como deixar a recepção da minha clínica organizada?”. É uma questão válida e importantíssima. A recepção é a primeira impressão que seus pacientes têm da clínica; é a partir dela que o atendimento, agilidade e eficácia dos seus serviços serão postos à prova.

Muitos fatores influenciam na organização desse ambiente. Funcionários, espaço, design… é o conjunto que dá bons resultados. E, para chegar a um conjunto adequado, você deve agir com atenção em cada aspecto. Saiba como com 4 dicas valiosas!

1. Faça uma boa sinalização e invista em comunicação interna

Esses dois pontos se complementam: ambos fazem com que o paciente fique amparado. A sinalização é fundamental para que ele se oriente; tenha certeza de onde ficam os consultórios, as salas de exame, os banheiros e outros ambientes. Muitas pessoas detestam ter que perguntar tudo, e a sinalização vai facilitar também a vida dos funcionários.

E por falar neles, é aí que entra a comunicação interna. A equipe deve estar em harmonia para apresentar seu melhor trabalho ao público. Para tanto, ela precisa de ações eficientes que envolvam todos os setores, diminua o estresse e evite erros de quaisquer tipos.

2. Faça um bom treinamento com sua recepcionista

Todos os funcionários devem receber treinamentos de acordo com suas áreas designadas. No caso das recepcionistas, esse treinamento tem a ver não só com sua produtividade, mas também com sua ética e postura em relação aos pacientes.

Se a recepção é a primeira impressão da clínica, a recepcionista é quem vai confirmar o que já está sendo visto. De nada adianta ter um ambiente agradável e acertado em todos os pontos se o funcionário quebrar o ciclo e fazer com tudo tenha sido em vão. Invista em treinamento, garanta que sua recepcionista esteja capacitada e, então, parta para o resto.

3. Escolha as melhores cores para sua parede

Não se engane: a escolha das cores é mais do que apenas uma questão de estética. Ao descobrir como deixar a recepção da minha clínica organizada, você verá que a resposta está em mais sentidos do que apenas a visão.

É claro que as cores das paredes devem combinar entre si e fazer sentido com a clínica, mas elas têm o poder de definir as emoções dos pacientes (e dos funcionários). É por isso que ambientes hospitalares costumam ser claros – para imprimir calma. Mas não se atenha ao branco apenas. Tons claros de verde e azul também são válidos.

4. Faça um serviço de copa

Todo estabelecimento precisa atender certas normas a vigilância sanitária e se apresentar limpos, mas locais hospitalares devem levar isso ao maior cuidado possível. Seus pacientes não podem ver sujeira em lugar nenhum, não apenas nos consultórios. A recepção precisa ser limpa com o mesmo esmero para dar credibilidade e segurança ao público.

Além disso, o serviço também trata de pequenas refeições, como lanches e cafés. Investir nisso mostra preocupação com seus pacientes, especialmente quando há exames no local. As copeiras ajudarão a manter tudo organizado e farão da recepção um lugar no qual as pessoas não se importam de esperar.

Confira mais dicas para saber como melhorar o atendimento da sua clínica!

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