Imagem - Como melhorar o atendimento da minha clínica?

Se você chegou até aqui, com certeza está se perguntando “como melhorar o atendimento da minha clínica? ”. A resposta talvez ainda pareça distante, ou, pelo menos, capciosa. Como conseguir fazer com que o atendimento realmente melhore de forma permanente, com uma boa harmonização entre funcionários e clientes?

Não adianta, não dá para fugir disso. Um bom atendimento é fundamental para a fidelização de pacientes, e isso mantém a reputação do consultório, além de atrair mais público. Diversos fatores alteram a percepção do paciente sobre o atendimento. Quer saber como melhorar o atendimento da minha clínica? Descubra com as nossas dicas!

Tenha profissionais qualificados e capacitados

É claro que sua clínica precisa de médicos qualificados, mas todo o quadro de funcionários é importante. Os recepcionistas são a linha de frente em relação ao cliente, e podem fazer toda a diferença enquanto a consulta ainda nem aconteceu. O mesmo vale para quem cuida dos telefones, do marketing, da gerência e, por fim, dos médicos também.

Uma boa ideia para todos eles é oferecer um treinamento. Cada profissional deve aprender a ser o mais solícito, simpático e agradável possível. Com toda a equipe capacitada, seus clientes terão uma boa experiência do começo ao fim e voltarão sem queixas.

Ofereça conforto e bem-estar

Além das pessoas, o cliente também deve se sentir à vontade com o ambiente. As recepções, onde ele passará algum tempo aguardando as consultas, são as mais importantes. O local deve ter sofás e poltronas confortáveis, um design atraente e luminosidade no tom certo. Também é interessante que se ofereça algumas distrações, como revistas ou uma televisão.

Uma copa, por mais simples que seja, é um diferencial. Água, café e talvez algumas opções de lanches leves são ótimas ideias, especialmente se houver exames de sangue no local. Não pare por aí: toda a clínica deve seguir esse padrão de qualidade.

Faça ações de pós-venda

Pós-venda é a ação de manter o contato e o interesse no cliente, mesmo que ele já tenha adquirido seu produto. Neste caso, quando o paciente já está se consultando na sua clínica. Muitas empresas cometem o erro de “abandonar” o cliente quando acredita que ele já está fidelizado. Não faça isso!

Uma boa pós-venda de como melhorar o atendimento da minha clínica é contatar pacientes que não se consultam há muito tempo, para lembrá-los disso. Também é possível enviar lembretes de consultas agendadas na semana, ou até mesmo formular pesquisas de opinião. Só não deixe para lá!

Tenha uma boa comunicação interna

Nenhuma empresa consegue chegar muito longe sem uma boa comunicação interna, e clínicas médicas estão incluídas nisso. As relações entre funcionários de todas as classes devem não apenas ser boas, mas também claras. Desentendimentos, informações perdidas e trocadas, tudo isso afeta negativamente a experiência do cliente. Quem não se incomodaria com a demora para resolver um transtorno porque os funcionários não chegam a um consenso?
Por isso, incentive e pratique sempre a comunicação interna. Ouça, fale, faça reuniões, dê comunicados, use da tecnologia e deixe tudo o mais cristalino possível. Fortaleça a confiança dos seus pacientes e de seus profissionais.

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