Imagem - Comunicação entre empresa e cliente: como torná-la mais eficiente?

A comunicação empresarial é uma forma de manter um livre contato com o público interno e externo de uma empresa, assim como com os seus fornecedores e toda a área que ele abrange. Só assim é possível fazer com que todos se sintam parte integrante da empresa, alinhados com a sua missão. É preciso um processo de interação eficiente por parte da empresa, que seja capaz de dialogar com os públicos diferentes com que lida diariamente.

Na prática, a comunicação entre empresa e cliente precisa ser clara para que proporcione o efeito esperado e que vai muito além da mera troca de informações. Para os clientes, a comunicação constante permite que a empresa compreenda suas necessidades e possa estar sempre à frente delas para mantê-los satisfeitos e fiéis à marca.

Atraia à primeira vista com uma boa comunicação visual

O momento atual é de recomposição de uma crise econômica, grande concorrência e tecnologia acelerada, que está sempre surpreendo com uma novidade. A democracia que o meio digital trouxe também proporcionou uma competição igualitária para atrair a atenção do cliente.

Para que haja sucesso nas investidas é preciso que a estratégia de marketing seja muito bem estruturada e possua junto a ela um planejamento de comunicação visual que consiga destacar a marca e elevar sua reputação.

A comunicação visual abrange qualquer elemento visual que seja capaz de se comunicar com o público, através de vídeos, gráficos, imagens e logomarcas. A resposta ao estímulo é naturalmente rápida, o que incentiva a sua inclusão para ajudar a fisgar mais clientes.

Diante de tantas opções que aparentemente são iguais, a que chama a atenção do cliente é a primeira a ser lida/ouvida. Em poucos segundos o cliente pula de uma empresa para outra por pura atração visual. O impacto exercido pelo visual é fator determinante para que ele possa se aprofundar mais no restante das informações e criar uma empatia com a proposta.

O maior desafio do marketing é fazer com que a marca se mantenha na mente dos clientes e não caia no seu esquecimento como a da maioria. Não importa o tamanho da empresa: quando o cliente se reconhece na imagem apresentada e consegue identificar a marca apenas por ela, as chances de fidelização do mesmo são enormes.

Encontre os melhores canais de comunicação

Hoje, a comunicação entre empresa e cliente é impulsionada pelas redes sociais, que vêm estimulando a criação de postagens que unam imagem e texto para atrair o leitor. Mas de nada adianta uma postagem bem elaborada e inteligente dentro de uma mídia errada.

Mesmo que o telefone tenha caído em desuso atualmente, ele ainda está presente dentre os canais de comunicação mais procurados pelo consumidor. Em seguida estão as redes sociais, com suas páginas institucionais e cujo empenho é de manter laços entre o cliente e a empresa. E até nas redes sociais é preciso encontrar a mais indicada para o perfil da empresa, já que apostar nas mais populares nem sempre é tão eficaz e vale mais estar naquela onde está seu público alvo.

Os chats online vêm conquistando seu espaço, presentes em sites, blogs e redes sociais. Eles existem para sanar dúvidas pertinentes e imediatas do cliente sobre a empresa e seus produtos. Ele pode estar presente também em chats mais concorridos como o WhatsApp e o Skype.

Há ainda a possibilidade de contato por e-mail à disposição do cliente e com resposta rápida, canais de reclamação como ouvidoria e SAC ou páginas de dúvidas frequentes conhecidas como FAQ.

Personalize sua comunicação

Uma comunicação entre empresa e cliente personalizada é aquela que não se restringe a respostas automáticas e pouco resolutivas. O cliente costuma se irritar e dificilmente se sente satisfeito com seu atendimento.

Mas quando ele consegue ser ouvido, chamado pelo nome e não recebe informações decoradas, ele se sente parte integrante da empresa e entende que ela está realmente preocupada em ouvi-lo de fato.

Uma dessas preocupações é estar onde o cliente está. Saindo do ambiente confortável para a empresa e buscando o melhor canal de comunicação para atendê-lo. E não tenha receio de usar a tecnologia, ela está a favor da empresa e pode ser usada com presteza para atender o cliente.

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