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Como deve ser a relação Médico-Paciente?

 

 

Quando um paciente chega a um consultório de um médico, independentemente da especialidade, o mínimo que ele espera é ser bem atendido. Isso inclui oferecer ao paciente o máximo de conforto e segurança, por meio de sua experiência profissional, para que seja estabelecida uma relação de confiança entre médico e paciente.

 

 

No artigo dessa semana, vamos explicar como deve ser a relação entre o candidato a uma rinoplastia e o seu cirurgião, passando por todas as etapas. Boa leitura!

 

O PRIMEIRO ENCONTRO

 

Quando um paciente adentra um consultório médico, ele traz consigo toda a sua história e todos os seus traumas, além das queixas que o fizeram chegar até ali.

 

Geralmente, o paciente que busca por um procedimento cirúrgico que tenha por objetivo a melhora de questões funcionais ou estéticas do nariz está emocionalmente vulnerável, com os sentidos aguçados pela tensão e pela expectativa. Por esse motivo, merece total atenção e paciência por parte do profissional e sua equipe.

 

Cabe ao cirurgião utilizar habilidades que vão além da ciência para estabelecer essa interação segura entre ambos os lados. O caráter humanizado do atendimento conta muitos pontos. Atenção, carisma e, acima de tudo, empatia pelo paciente, são fundamentais no começo desse processo.

 

 

HUMANISMO NA PRÁTICA MÉDICA

 

A valorização dessa relação saudável, que tenha como foco o paciente e não o procedimento que ele deseja realizar, é o que tem sido chamado de atendimento humanizado.

 

Para tanto, o médico precisará de:

Credibilidade: O paciente candidato a uma rinoplastia precisa sentir segurança no profissional que o atende. É preciso que o médico demonstre domínio e segurança sobre a técnica na qual é especialista.

 

Escutar: Uma relação construtiva exige uma escuta paciente, atenciosa e interessada. O médico precisa deixar que o paciente exponha suas queixas, suas dúvidas e seu histórico.

 

Olhar: O contato visual é fundamental e passa a confiança necessária para o paciente que busca auxílio médico, independentemente da queixa existente. O paciente gosta e precisa ser olhado.

 

A empatia também é um “ingrediente” necessário nessa “receita” da relação ideal. Afinal de contas, quando profissional tenta entender pelo que passa ou passará o paciente, ele consegue quebrar barreiras e demonstrar confiança.

 

A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE DO PONTO DE VISTA JURÍDICO

 

É importante lembrar que todo profissional de medicina deve seguir as normas estabelecidas pelo Código de Ética Médica. Entre as normas contidas no Código, fica claro o dever do médico de:

– Atender de forma digna, atenciosa e respeitosa os pacientes que lhe procuram

– Fornecer informações claras, objetivas e compreensíveis sobre todos os atos médicos e os potenciais riscos inerentes ao tratamento

– Assegurar a integridade física, a privacidade e a individualidade do paciente, respeitando valores éticos e culturais.

 

A melhor maneira de estabelecer uma relação ética de confiança, segurança e respeito é ir sempre além do que o jaleco representa. É deixar que o paciente se afinize e se sinta confortável em seguir com o procedimento escolhido para a solução das suas queixas.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

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Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

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