Imagem - O que é o design de nomes para empresas?

O design de nomes ou o que chamamos de processo de “naming design” nada mais é do que a escolha do nome de uma empresa – adequada ao seu público e com um profundo estudo sobre seus valores, visão e também seus produtos.
Embora escolher o nome para um negócio pareça simples a princípio, ter uma estratégia para fazer isso é muito mais efetivo e seguro, além de evitar arrependimentos futuros.
Afinal, trocá-lo mais tarde é trabalhoso e pode gerar perdas financeiras. Por isso, o ideal é ser certeiro nesse momento, contando com a ajuda de quem entende do assunto. No artigo de hoje, vamos explicar o que é o design de nomes para empresas e como ele funciona na prática.
Ou seja, vamos te contar um pouco do segredo de algumas grandes agências de design para chegar ao nome ideal e como é dada a cartada final em relação a ele. Confira mais abaixo o que separamos!

Benchmarking

Se você conhece um pouco de marketing ou estudou alguns conceitos para abrir seu negócio, provavelmente tem uma ideia do que é o Benchmarking – ou já o praticou sem nem ao menos saber o que era!
O conceito é o de analisar a concorrência e ver o que está sendo proposto para o seu público, o que tem funcionado e o que é preciso evitar.
A tradução literal de Benchmark” é referência e o processo é basicamente este. Porém, não pense que se trata de uma cópia do seu concorrente e sim de apenas uma ideia de qual o posicionamento mais adequado para a sua empresa.

Filtragem

Antes mesmo do processo de filtragem, o design de nomes para empresas exige que a criatividade esteja livre para ser exercida com plenitude. Esse é um processo chamado de “brainstorm” ou “tempestade de ideias”.
Durante a filtragem, tudo aquilo que foi proposto é alisado aos poucos, levando em conta alguns tópicos importantes, como os repetidos, que já estão em uso ou que são muito parecidos com os dos concorrentes.

Oralidade

Nesse ponto, já começa a se tornar mais fácil de entender o que é o design de nomes para empresas. A oralidade é fundamental e muitas vezes passa despercebida quando não utilizamos essa técnica.
É importante saber se o nome será fácil de falar pelo seu público e por qualquer pessoa, sem nenhuma restrição de escolaridade ou de classe social.

Disponibilidade

Se você não sabia o que é o design de nomes para empresas ou não entendia qual era a sua função, é importante ter em mente que ele também é um processo que irá checar a disponibilidade do nome.
Afinal, de nada adianta ter o melhor insight e não conseguir colocá-lo em um domínio, por exemplo.

Decisão do nome

Por fim, é chegada a hora de escolher o nome ideal. Durante todo esse processo, a ajuda de uma agência de design será fundamental, porém, a última etapa é a mais importante de todas. É nela que será possível verificar se os nomes que sobraram contêm todos os requisitos acima e se funcionam bem com a identidade visual que será aplicada.
É válido preparar o logotipo de duas ou três opções, para ter a certeza de que o nome ideal foi finalmente escolhido!

Agora você já sabe o que é design de nomes para empresas e tem ideia de como deve começar esse processo. E se precisar de ajuda especializada, nos contate para um orçamento!

granza-ef