Av. Voluntário Fernando Pinheiro Franco - 253, Sala 54 | Centro - Mogi das Cruzes / SP
Copyright© 2022 - Agência Granza - Todos os direitos reservados
Vamos Conversar?
O design de nomes ou o que chamamos de processo de “naming design” nada mais é do que a escolha do nome de uma empresa – adequada ao seu público e com um profundo estudo sobre seus valores, visão e também seus produtos.
Embora escolher o nome para um negócio pareça simples a princípio, ter uma estratégia para fazer isso é muito mais efetivo e seguro, além de evitar arrependimentos futuros.
Afinal, trocá-lo mais tarde é trabalhoso e pode gerar perdas financeiras. Por isso, o ideal é ser certeiro nesse momento, contando com a ajuda de quem entende do assunto. No artigo de hoje, vamos explicar o que é o design de nomes para empresas e como ele funciona na prática.
Ou seja, vamos te contar um pouco do segredo de algumas grandes agências de design para chegar ao nome ideal e como é dada a cartada final em relação a ele. Confira mais abaixo o que separamos!
Se você conhece um pouco de marketing ou estudou alguns conceitos para abrir seu negócio, provavelmente tem uma ideia do que é o Benchmarking – ou já o praticou sem nem ao menos saber o que era!
O conceito é o de analisar a concorrência e ver o que está sendo proposto para o seu público, o que tem funcionado e o que é preciso evitar.
A tradução literal de Benchmark” é referência e o processo é basicamente este. Porém, não pense que se trata de uma cópia do seu concorrente e sim de apenas uma ideia de qual o posicionamento mais adequado para a sua empresa.
Antes mesmo do processo de filtragem, o design de nomes para empresas exige que a criatividade esteja livre para ser exercida com plenitude. Esse é um processo chamado de “brainstorm” ou “tempestade de ideias”.
Durante a filtragem, tudo aquilo que foi proposto é alisado aos poucos, levando em conta alguns tópicos importantes, como os repetidos, que já estão em uso ou que são muito parecidos com os dos concorrentes.
Nesse ponto, já começa a se tornar mais fácil de entender o que é o design de nomes para empresas. A oralidade é fundamental e muitas vezes passa despercebida quando não utilizamos essa técnica.
É importante saber se o nome será fácil de falar pelo seu público e por qualquer pessoa, sem nenhuma restrição de escolaridade ou de classe social.
Se você não sabia o que é o design de nomes para empresas ou não entendia qual era a sua função, é importante ter em mente que ele também é um processo que irá checar a disponibilidade do nome.
Afinal, de nada adianta ter o melhor insight e não conseguir colocá-lo em um domínio, por exemplo.
Por fim, é chegada a hora de escolher o nome ideal. Durante todo esse processo, a ajuda de uma agência de design será fundamental, porém, a última etapa é a mais importante de todas. É nela que será possível verificar se os nomes que sobraram contêm todos os requisitos acima e se funcionam bem com a identidade visual que será aplicada.
É válido preparar o logotipo de duas ou três opções, para ter a certeza de que o nome ideal foi finalmente escolhido!
Agora você já sabe o que é design de nomes para empresas e tem ideia de como deve começar esse processo. E se precisar de ajuda especializada, nos contate para um orçamento!
Av. Voluntário Fernando Pinheiro Franco - 253, Sala 54 | Centro - Mogi das Cruzes / SP
Copyright© 2022 - Agência Granza - Todos os direitos reservados