Imagem - Publicidade e Design Gráfico – Quando usar?

É comum que as pessoas não saibam ao certo quando usar Publicidade e Design Gráfico, afinal, ambos são conceitos diferentes mas que caminham lado-a-lado de uma estratégia de sucesso para divulgar uma empresa ou serviço.

No texto de hoje, vamos explicar quando é o momento de procurar um profissional da área de publicidade e um designer para produzir seus materiais. Confira mais abaixo o que separamos!

 

Publicidade e Design Gráfico – Eles podem ser feitos separadamente?

 

Primeiro, vamos entender o que é a Publicidade e Design Gráfico, para então pensarmos se eles podem ou não ser utilizados separadamente:

 

1: A publicidade é a área que trabalha com a aceitação do público, em sua explicação mais objetiva. Ou seja, será o profissional que definirá qual estratégia é melhor para o seu negócio lucrar mais e conseguir atrair consumidores identificados com o seu discurso e com os seus materiais.

2: O Design Gráfico, embora tenha muito da Publicidade, é uma área separada e consiste na construção de materiais visuais, tanto online quanto offline, como folders, flyers, panfletos, cartões de visita, sites e outros elementos utilizados nas mídias digitais.

3: Ambos são distintos, porém, vivem em conjunto. Um publicitário precisará em algum momento de um designer e vice-versa. Para termos uma ideia, geralmente o designer poderá cumprir uma ordem de algum cliente, porém, ele será mais efetivo se tiver conhecimentos de publicidade, ou mesmo o auxílio de um profissional.

 

E o que tudo isso significa? Na prática, é importante saber que as duas áreas de atuação estão cada vez mais interligadas, embora o design seja mais técnico e a publicidade mais estratégica. Geralmente, o publicitário será o responsável por debruçar em seu projeto e definir qual a identidade visual mais adequada para seus materiais – e, só assim, transferindo a execução para o designer gráfico.

 

Quando usar Publicidade e Design Gráfico?

 

Saber quando usar a Publicidade e Design Gráfico é essencial para que o seu negócio passe a crescer e ganhar novos públicos e clientes. Agora que você já entende o que é cada uma das áreas de atuação e como elas se complementam, é necessário ter em mente quando é a hora de investir em cada uma delas. Confira algumas dicas:

 

Dica 1:

 

A Publicidade é essencial para todos os momentos do seu negócio. A grosso modo, significa que, quanto antes você começar a pensar nisso, melhor. Imagine que até agora todos os seus clientes são derivados do marketing de boca-a-boca e de pessoas que passam na frente da sua loja, por exemplo. A solução para abrir o leque de oportunidades é, sem dúvidas, a divulgação de qualidade.

 

Dica 2:

 

E, se a Publicidade e Design Gráfico são parceiros e caminham lado-a-lado, não há dúvidas que devem ser acionados juntos. Assim que você começar a pensar nas estratégias publicitárias, deve também começar a pensar nos materiais que serão criados, afinal, eles fazem parte dessas estratégias. Por isso, é fundamental ter uma equipe completa nesse sentido.

 

Dica 3:

 

Ainda falando sobre equipe, é válido procurar uma agência que faça o processo completo, como a Granza. É preciso que o responsável pelo projeto também seja quem irá verificar as artes de perto para saber se elas estão de acordo com o que foi proposto. Sempre que for fechar negócio, pergunte se o designer faz parte do time da agência e se o trabalho será verificado posteriormente por quem pensou na ideia inicial.

 

Dica 4:

 

Embora a divulgação não pareça tão relevante no caso de padarias, lojas ou outros comércios que dependem da localização para serem vistos, cidades maiores como São Paulo ou região já se beneficiam do poder da internet como forma de garantir novos clientes. Isso porque a maioria das pessoas hoje busca pelas redes sociais os estabelecimentos que irão visitar, mesmo que nunca tenham passado no bairro ou na rua em que eles estão.

 

Dica 5:

 

Pode-se dizer que a Publicidade tem o design como uma forma de colocar em prática suas ideias. Ou seja, uma padaria, por exemplo, poderá se beneficiar do estudo que a agência fará para definir como serão seus painéis, suas embalagens e outros itens puramente visuais. Mesmo no caso desse tipo de estabelecimento, a Publicidade e Design Gráfico são fundamentais para que o cliente tenha uma experiência melhor.

 

Dica 6:

 

Quando falamos em serviços, como tradutores, professores particulares ou qualquer outro profissional que trabalhe em lugares menos visíveis ao público que passa na rua, a Publicidade e Design Gráfico são ainda mais importantes. Serão eles os responsáveis por trazer pessoas interessadas, seja utilizando a internet ou mesmo por meios mais convencionais como panfletos, por exemplo.

Como fazer Publicidade e Design Gráfico de qualidade?

 

Como explicamos ao longo do texto, encontrar uma equipe concisa é fundamental nesse processo de criação da identidade visual e também dos materiais de design. Como ambas as áreas são relevantes e unidas, elas devem participar de um mesmo time para que as informações não se percam e não haja dificuldade para encontrar soluções viáveis para o seu negócio.

Nesse caso, é sempre muito recomendado procurar por agências de design, que geralmente possuem Designers, publicitários, redatores e atendentes qualificados para formar uma equipe completa.

 

Se desejar um orçamento com a Granza, fale com a gente! Faremos um planejamento gratuito para que você decida qual o próximo passo para que o seu negócio ganhe mais clientes e se torne mais profissional.

 

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