Imagem - Qual a diferença entre identidade visual e marca?

Para melhor entender qual a diferença entre identidade visual e marca, o primeiro passo é entender a importância da comunicação. O papel do design é comunicar as características, atributos e posicionamento de uma marca.

Design é um conjunto de abordagens visuais que envolvem formas, cores, linhas e texturas, porém o que melhor define essa disciplina é a utilização desses elementos de modo que esse conjunto descreva e/ou sugira uma ideia, uma percepção, uma lembrança ou até mesmo uma emoção.

Em outras palavras, podemos dizer que design é um conjunto de técnicas que dá vida e significado a códigos visuais.

É a partir dessa perspectiva que se deve considerar o papel do designer na hora do desenvolvimento de produtos, embalagens, logomarcas, etc. Cada um desses elementos deve obedecer a um alinhamento com o posicionamento da empresa, da marca e dos produtos. Em outras palavras, o design é um ativo estratégico.

O que é identidade visual

Antes de abordar qual a diferença entre identidade visual e marca, vamos estabelecer um link entre design e identidade visual. Na verdade, o design é  a alma da identidade visual, sendo esta um atributo de marca, que serve para fortalecer os conceitos, valores e posicionamento dela.

A importância da identidade visual está ligada à necessidade de reconhecimento da marca pelo consumidor. É através dela que uma empresa é reconhecida num shopping do Brasil ou da Suécia, na África do Sul ou na Irlanda do Norte.

A identidade visual é parte da personalidade da marca. Ela faz com que sua empresa seja percebida pelo consumidor como única, finalidade para a qual concorre o design. Não é à toa que algumas peças publicitárias fazem tanta questão de frisar o “design exclusivo” de certos produtos.

O que é marca?

Vamos então falar de marca. Até aqui, falamos de valores tangíveis. Ao pensar em design, podemos pensar na logomarca da Apple, assim como ao falar em identidade visual podemos lembrar de alguma rede de franquias.

Muitas pessoas confundem a logomarca com a marca, mas são coisas diferentes. A logomarca do Walmart pode imediatamente fazer você pensar no modelo de negócios da empresa, que é um atributo da marca Walmart, assim como a logo. Ambas essas variáveis concorrem para a forma como as pessoas passam a enxergar a empresa.

A marca é um valor intangível, que está na mente das pessoas. Você pode experimentar a marca ao tocar o produto e visualizá-la ao olhar para a logo. Você pode até experimentá-la ao usufruir um serviço e/ou viver uma experiência. Pode-se dizer que a marca é a imagem construída na mente do consumidor a partir dessas experiências.

Qual a diferença entre identidade visual e marca?

Se chegamos até aqui, já não restam muitas dúvidas acerca da diferença. A identidade visual é tangível, a marca é intangível.

O mais importante é estabelecer como esses dois conceitos se relacionam, mas isso também já deve ter ficado claro. A identidade visual é um atributo da marca, que colabora para a construção e fortalecimento da mesma na mente das pessoas.

Uma boa identidade visual, que consiga transmitir os valores e conceitos desejados, irá contribuir positivamente para a valorização da marca, assim como o design dos produtos, a qualidade dos bens e serviços oferecidos pela empresa, o atendimento, a comunicação e a rede de conveniência.

Qual a diferença entre Logotipo e Marca?

O logotipo é um elemento que abrange todos os conceitos abordados nesse artigo. Ele tem design, faz parte da identidade visual da empresa e se confunde com a marca.

A confusão entre os dois elementos acontece porque nada resume melhor uma marca que o logotipo. O segundo é a representação visual daquele conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que compõem a primeira, conferindo-lhe identidade.

O ponto curioso na sinergia entre essas duas variáveis é a transferência inversa. Ao mesmo tempo que o logotipo confere identidade à marca, esse processo ocorre em via oposta. Ao olhar para uma logomarca, o consumidor passa a ser reportado ao conjunto de experiências que viveu com a marca, remontando à percepção que tem dela, o que apenas serve para salientar a importância da gestão cuidadosa desses elementos para o sucesso do negócio.

Confira agora nosso texto sobre porque você deve investir na identidade visual da sua empresa para saber mais!

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