Imagem - Site customizado ou template?

O ambiente online deixou de ser um mero espaço para entretenimento ou de notícias para ser algo necessário à sociedade. Desde receitas, lazer e informações até realizar transações bancárias e videoconferências, o espaço virtual se tornou uma tendência para satisfazer as diversas necessidades do público.

No ramo dos negócios não é diferente. Num mundo onde tudo se acha rápido no universo virtual, as empresas se veem obrigadas a adentrar nesse ambiente para serem mais vistas pelas pessoas. Ter um site customizado ou um template serve de auxílio para aumentar essa visibilidade. Mas qual deles é o melhor? Eis algumas observações.

Quais as vantagens de um site customizado?

A primeira vantagem de um site customizado é a personalização. Você pode realizar alterações a qualquer momento dependendo da necessidade. Mesmo sendo mais caro que um template pronto, um site customizado demanda de um investimento somente uma vez.

Além disso, esse recurso oferece um espaço 24 horas aos clientes, é mais confiável e é fácil de atrair novos consumidores. Mesmo que seu trabalho envolva produtos ou então serviços, o site customizado é uma ferramenta prática e que fornece informações essenciais para quem deseja saber mais sobre sua empresa e sobre os seus trabalhos.

E suas desvantagens?

Um dos grandes problemas para avaliar entre um site customizado ou template é o tempo. No caso do site, ele requer um planejamento mais profundo e detalhado para entender o que essa plataforma terá que expor no ambiente online. Desenvolvimento de briefings, relatórios, testes, construção de conteúdo e possíveis alterações são correntes num site.

Para se ter uma identidade visual mais forte, o site customizado requer um trabalho mais delicado e mais demorado do que com um template pronto, que possui um fluxo maior do que no site. Porém, a marca fica fixada na mente do cliente.

Template pronto: quais suas vantagens?

Um template pronto é bem mais barato que um site customizado. E isso não diminui a força da identidade visual da sua marca. Sua empresa já é vista no espaço online em poucos dias, não há custos exorbitantes em manutenções e implementações e a quantidade de vendas é maior por conta de o fluxo ser ainda mais intenso.

Outro detalhe é com o template pronto não há demoras para ainda personalizar o espaço virtual da empresa. Basta pesquisar um modelo à sua escolha e a plataforma já fica ativa em pouco tempo e sem complicações.

E quais suas desvantagens?

Um template pronto é mais associado com rapidez e não com qualidade. A preocupação maior se dá em ter uma maior lucratividade e não com uma criação mais próxima com o cliente, uma vez que toda a identidade corporativa não é tão notada assim.

O template pronto, por já ter modelos predefinidos, não causa tanto impacto como num site customizado. Os layouts já são conhecidos pelo público e caso haja alguma alteração a ser feita, é preciso a ajuda de um programador ou de uma equipe de estruturação digital para resolver o problema, elevando assim os custos.

Mesmo tendo diferenças e similaridades, é importante entender que sua empresa precisar estar no ambiente onde seus clientes também estão. Comece a avaliar essa oportunidade de estar no espaço online, aumentar sua identidade visual e assim se destacar perante a concorrência e aumentar sua rentabilidade.

Aproveite para ler nosso texto sobre agência de design ou freelancer: qual a melhor opção? e saiba mais!

granza-ef